O golpe, que vem se tornando quase que rotina, tem causado bastante dor de cabeça a milhões de usuários do aplicativo Brasil afora.
A ex-prefeita do município de Mercedes, localizado no Oeste do Paraná, Clecí Rambo Loffi é mais uma vítima de estelionatários que, utilizam de artifícios para hackear números de celular, se apossarem do aplicativo de WhatsApp, e enviar mensagens para alguns contatos, inclusive, amigos e parentes do proprietário (a) da conta, para solicitar que estes enviem dinheiro.
Clecí Loffi esteve a frente do executivo mercedense por dois mandatos consecutivos, de 2013 a 2020. Após ficar de fora da disputa do pleito das últimas eleições municipais, já que, no Brasil, a reeleição é permitida, porém, limitada a uma vez no caso de prefeitos, governadores e presidente da República – conforme informado por fontes não oficiais, Cleci se prepara para concorrer ao cargo de chefe do Poder Executivo em Mercedes, nas eleições de 2024.
Em suas redes sociais, a ex-prefeita alertou sobre o ocorrido por meio de um post
“Clonaram meu celular. Cuidado…” escreveu.
Em 2020, mais de 3 milhões de WhatsApp foram clonados no Brasil. Em 2021 e 2022, os números subiram para mais de 5 milhões.
DICA DE SEGURANÇA E SOBRE CONTA ROUBADA
Nunca compartilhe se código de confirmação do WhatsApp recebido por SMS com outra pessoa, nem mesmo com amigos ou familiares.
Ao suspeitar que outra pessoa esteja utilizando sua conta do WhatsApp, notifique seus parentes e amigos, já que, esta pessoa pode tentar se passar por você em conversas individuais ou em grupos. Lembre-se que, o WhatsApp é protegido com a criptografia de ponta a ponta e suas mensagens são armazenadas em seu aparelho. Se alguma pessoa acessar sua conta de outro aparelho, ela não poderá ler suas conversas.
Foto: Reproduções