Militares israelenses disseram que esta é a “nova evidência da exploração da agência humanitária aos palestinos pelo Hamas”
As forças militares israelenses descobriram uma rede de túneis com centenas de metros de extensão que passa parcialmente sob a sede da UNRWA em Gaza.
A sede da UNRWA, situada na cidade de Gaza, entre as áreas do norte, onde, no início da guerra, há quatro meses, tropas e tanques israelenses invadiram para ‘caçar’ integrantes do grupo terrorista do Hamas, fazendo com que centenas de milhares de civis fugissem para sul.
Repórteres, fortemente escoltados entraram em um poço próximo a uma escola na periferia do complexo da ONU, desceram até o final do túnel revestido de concreto. Após caminhares por cerca de 25 minutos por uma passagem sufocante, quente, estreita e ocasionalmente sinuosa, chegaram à sede da UNRWA, disse um tenente-coronel do exército.
“Tudo é conduzido a partir daqui. Toda a energia para os túneis por onde vocês passaram é enviada daqui”, afirmou o militar que informou apenas o primeiro nome, Ido.
“Este é um dos comandos centrais da inteligência. Este lugar é uma das unidades de inteligência do Hamas, de onde eles comandam a maioria dos combates.”
Por meio de um comunicado, a UNRWA afirmou ter desocupado a sede em 12 de outubro, cinco dias após o início da guerra, e que, portanto, “não poderia confirmar ou comentar” a descoberta israelense.
“A UNRWA… não tem conhecimentos militares e de segurança, nem capacidade para realizar inspeções militares do que está ou poderá estar sob as suas instalações”, afirmou o comunicado.
“No passado, sempre que uma cavidade suspeita era encontrada perto ou sob as instalações da UNRWA, cartas de protesto eram prontamente apresentadas às partes no conflito, incluindo tanto as autoridades de facto em Gaza (Hamas) como autoridades israelenses.
Foto: Reprodução – Fonte: CNN