Senti o pescoço travando e só lembrei de agradecer a Deus pelo dia de hoje, “senti que iria morrer”, disse a vítima.
Um trabalhador do ramo da construção civil, por pouco, não perde a vida na tarde desta terça-feira, 1º de abril, de 2025. Paulo Roberto de Carvalho, de 54 anos, trabalhava em um pequeno espaço entre a lage e a cobertura de uma residência em Assis Chateaubriand, quando, de repente foi atingido por choque elétrico contínuo que causou queimaduras nas mãos e que poderia ter o levado a óbito caso a corrente elétrica não fosse interrompida. Segundo Paulo, ele não conseguia sair do local, não “desgrudava”, disse ele.

ENTENDA O CASO
Por volta das 14h20 da tarde desta terça-feira, 1º de abril, gritos desesperados por socorro foram ouvidos e vimos que a nossa fotógrafa, Elenir Weber, saiu em disparada na direção de uma residência vizinha do imóvel onde está localizada a Gazeta Chateaubriandense. Diante daqueles gritos de “socorro, socorro, socorro, repetido várias vezes, e da cena de correria, também fomos em busca de saber o que estava acontecendo.

MOMENTO DE MUITA TENSÃO
No momento em que Elenir entrou na casa, segundo ela, ainda foi possível ouvir mais uma vez, o homem pedir “socorro, desliga a energia”, dessa vez com a voz baixa e fraca. Foi então que ela correu até o relógio de energia e o desligou. Conforme descrito por ela, ainda foi possível ouvir ahaaaaaa! A vítima, Paulo, suspira aliviada pelo fim do choque que sofria. Ela então perguntou, o senhor está bem? Após alguns segundos, viu que Paulo se preparava para descer por uma escada usada para acessar a parte entre a laje e a cobertura da casa onde o mesmo realizava serviços quando foi atingido por choque elétrico contínuo.

PUBLICIDADE
VÍTIMA SÓ SABIA AGRADECER A DEUS E A QUEM ALI ESTEVE PRESTANDO SOCORRO
Imediatamente nos deslocamos até a Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizado anexo ao Posto de Saúde Jardim Progresso, onde fomos atendido e, após informarmos sobre o ocorrido, uma equipe de socorristas prontamente se deslocou até o local do acidente para atender a vítima.

Socorristas do Samu prestaram atendimento à vítima, orientaram a mesma sobre a importância dela ser levada pela ambulância até o hospital para atendimento médico. No entanto, Paulo, dizendo sentir-se bem, preferiu não ir. Ele assinou um termo e foi liberado.

Várias vezes após o corrido, em prantos, Elenir Weber, agradeceu a Deus pela oportunidade de ter ajudado a salvar um ser humano, um trabalhador que necessitava de um auxílio para não sofrer graves ferimento ou até morrer.
TOMAR CHOQUE ELÉTRICO POR MINUTOS PODE CAUSAR QUEIMADURAS GRAVES, PARADA CARDÍACA, CONVULSÕES E ATÉ A MORTE.
LESÕES
Queimaduras de terceiro grau – Lesões na pele – Contrações musculares involuntárias – Convulsões – Fibrilação ventricular – Parada respiratória.
DANOS A ÓRGÃOS VITAIS
Dependendo da intensidade do choque, órgãos vitais como coração e o pulmão podem ser afetados. Em casos mais graves, coma e ataque cardíaco.
FATORES QUE INFLUENCIAM
- A intensidade do choque
- A duração da exposição à corrente elétrica
- O estado da pele, que pode estar molhada ou seca
COMO EVITAR CHOQUES ELÉTRICOS
- Não use aparelhos elétricos enquanto estiverem ligados na tomada
- Evite mexer em aparelhos elétricos quando estiver chovendo ou trovejando
- Antes de tocar em algo que possa dar choque, toque em outros objetos maiores e mais diversos
- Abra a torneira e lave as mãos ou ande descalço para descarregar os elétrons.
Fotos: Mauro Pretoriano/Gazeta Chateaubriandense