Cerca de 25 cidades foram atingidas e na manhã desta quarta-feira, 17, já haviam comunicado a Defesa Civil gaúcha.
Um forte temporal atingiu o Rio Grande do Sul no início da noite desta terça-feira, 16, causando bastante danos, como destelhamentos, alagamentos, árvores caídas, veículos de passeio e caminhões danificados.
Conforme a Coordenadoria da Defesa Civil do RS, cerca de 600 casas foram destelhadas, 200 árvores foram derrubadas e 150 postes da rede de energia elétrica foram derrubados com a força do vento. Até esta manhã, dez bairros ainda estavam sem luz elétrica.
Em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, um homem em situação de rua foi a óbito ao ser atingido por uma marquise de um supermercado que caiu devido a força do vento. Segundo a Defesa Civil, horas antes, o mesmo havia se recusado a acompanhar servidores da prefeitura até um albergue. Mesmo não havendo desabrigados e nem desalojados, cerca de 20 famílias tiveram que deixar suas casas momentaneamente, 19 pessoas com ferimentos leves precisaram ser atendidas em unidades de saúde do município.
Na capital, Porto Alegre, em apenas uma hora choveu mais da metade da média prevista para todo o mês de janeiro. Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), foram registrados 76 mm, quando o esperado seria de 110 mm para o mês. O vento chegou a 89 km/h na região onde fica o Aeroporto Salgado Filho.
Assista ao vídeo