Pedras gigantes de granizo atingiram as províncias do Centro da Argentina no final da tarde e início da noite desta terça-feira, 12.
Violentos temporais acompanhados de granizo castigaram alguns pontos da província de Córdoba e do Norte da província de Buenos Aires, inclusive, com pedras de granizo gigantes e descomunais em alguns pontos.
A dimensão das pedras impressionou, como, por exemplo, no tamanho e limite da definição de granizo gargantuano (de rara ocorrência e com dimensão acima de 15 centímetros).
O temporal, com pedras enormes e gigantes, atingiu a localidade de Campanha. O Granizo gigante caiu por mais de dez minutos em Los Pioneros, Rui Luán e em trecho da Ruta 4, conforme informações da imprensa local. O granizo foi acompanhado por forte vento que causou corte de energia elétrica em vários pontos da cidade. Autoridades pediram à população para não sair à rua.
Uma massa de ar muito quente no Centro, Norte e o Noroeste da Argentina, no Paraguai e no Centro-Sul do Brasil favorece os temporais no Prata. A temperatura máxima desta terça na Argentina chegou a 44,5 ºC em Rivadavia, na província de Salta.
Fonte: MetSul