Era por volta das 3h da manhã quando, assustados, moradores saíram correndo para as ruas de alguns bairros.
Um novo fato assustou moradores de Caixas do Sul, cidade localizada na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, na madrugada desta segunda-feira, 13. Tremores de terra foram registrados em alguns bairros da cidade e fizeram com que muitos moradores fossem correndo para as ruas com medo do que poderia acontecer.
Vídeo: Reprodução
Por meio de uma nota, a prefeitura municipal de Caixas do Sul explicou:
Em relação aos tremores registrados na madrugada desta segunda-feira, 13, em pelo menos quatro bairros de Caxias do Sul, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) informa que não há riscos para a população. Conforme o diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, geólogo Caio Torres, o que está acontecendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já ocorreu no município em outras oportunidades. Também, devido ao excesso de chuva nas últimas duas semanas, pode ocorrer a aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água.
“Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora, não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foi sentido”, explica o geólogo.
Segundo o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB), houve três temores na Serra Gaúcha. O primeiro, de 2,3 graus, à 1h48, em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, em Caxias do Sul, de 2,3 graus; e o terceiro às 3h03, com a mesma intensidade. Em Caxias do Sul, os tremores foram sentidos por habitantes dos bairros Jardim América, Universitário, Madureira e PIO X. No ano passado, duas ocorrências semelhantes foram registradas em Caxias do Su, em julho, no bairro Castelo Branco e, em novembro, no Jardim América. Em 2008 e 2010, o Jardim América também teve tremores de terra.
Foto: MetSul – Fonte: R. Solares