O Parque Estadual do Guartelá, fica em Tibagi, na região dos Campos Gerais, no Paraná.
Interessados em administrar o Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais têm até o fim do mês para se credenciarem. A licitação do complexo ambiental, sexto maior cânion do planeta em extensão, está prevista para ocorrer no dia 28 de fevereiro.
O Parque Estadual do Quartelá foi criado, em 1996, com área de proteção integral, com rico patrimônio natural e arqueológico da região do Cânion do Rio Iapó. Abriga cachoeiras, fontes, nascentes e espécies de fauna e flora nativas, como lobo-guará, jaguatirica, veado, gaivão-pombo e capivara.
Há ainda, atrações como cachoeira da Ponte da Pedra, com aproximadamente 180 metros de altura, e o Córrego Pedregulho, que forma cascatas e “banheiras” naturais. O local permite caminhada por trilhas, contemplação da paisagem e visita a sítios pré-históricos.
A ação da água e do vento durante milhares de anos esculpiu estruturas como lapa, fendas e grotas e formas curiosas as rochas areníticas, expondo feições ruiniformes em pequena escala e uma enorme fenda entre paredões rochosos. No Parque há ainda pinturas rupestres que datam de aproximadamente 7.000 anos e que foram deixadas em rochas e lapas por indígenas, primeiros habitantes da região.
MOTORHOME – Além disso, o Parque Estadual do Guartelá ganhou no fim do ano de 2022 um espaço apropriado para receber motorhomes, uma casa sobre rodas. O local tem cerca de 2 mil metros quadrados e capacidade para dez veículos ao mesmo tempo. Possui energia elétrica nas voltagens 110 e 220 e pontos de água, além de guarda 24 horas. Os viajantes ficarão perto do Centro de Visitantes, podendo também utilizar os sanitários do local.
Maiores informações, consulte o Edital de Concorrência Publica IAT n°01/2023
Fonte: AEN-PR