Obra foi inaugurada no dia 12 de dezembro de 2022, mas a liberação para o tráfego de veículos só está prevista para abril de 2023.
A Ponte Integração, segunda ponte que ligará o Brasil ao Paraguai foi inaugurada em dezembro de 2022. De acordo com a Itaipu Binacional, a hidroelétrica investiu R$ 228 milhões na construção.
A obra teve início em agosto de 2019 e tinha previsão de ser entregue em fevereiro de 2022, no entanto, segundo o Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR) “obstáculos aduaneiros dificultaram o começo das atividades na margem paraguaia da ponte”, com isso, houve uma modificação no cronograma inicial.
Apesar da inauguração, sem as obras de infraestrutura no entorno da nova ponte, não houve liberação de tráfego para veículos de um país para outro, o que ficou previsto para o mês de abril de 2023.
Obras que restavam a serem concluídas
No lado brasileiro, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, estava sendo concluída uma nova parte estrada, a Perimetral Leste. A via term cerca de 15 quilômetros e irá ligar a nova ponte a BR-277.
Outro trabalho que ainda não havia sido concluído era o de uma nova aduana, local onde vão atuar os órgãos de fiscalização obrigatória de fronteiras, como a Receita Federal.
Mesmo sem a conclusão dos projetos, havia uma intenção de que a ponte pudesse receber caminhões vazios. Para esta alternativa, os veículos passariam pela aduana da Argentina, que fica numa região próxima a nova ponte e por onde também vai passar a perimetral.
Mas para isso, a estrada próxima a cabeceira da nova ponte, deveria estar concluída. Conforme a Receita Federal, isso só acontecerá em abril de 2023.
O uso pleno da ponte, segundo a Receita Federal, está previsto somente apenas para maio de 2025, com a conclusões de perimetrais brasileira e paraguaia e das nova aduanas.
Estrutura da nova ponte
A ponte é do tipo estaiado e tem 760 metros de comprimento. Na parte central, tem duas torres de sustentação, com 120 metros de altura cada. A pista é simples, com 3,7 metros de largura de cada lado, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro.
Foram utilizados no projeto aproximadamente 37 mil metros de cúbicos de concreto e 3,5 mil toneladas de aço.
Foram usados cerca de 550 quilômetros de cabos de aço para fazer a sustentação da ponte, quilometragem que é a distância entre foz do Iguaçu e Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.
Os dois pilares principais estão nas margens do rio, facilitando a navegação. A obra tem um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina.
A obra é uma parceria entre o governo federal e governo do Paraná, com investimentos de R$ 228 milhões da Itaipu Binacional.