Jardim Paraná lll e Jardim Progresso ll apresentaram índices que merecem atenção especial.
O Secretário Saúde de Assis Chateaubriand, Rodrigo Furlan, falou nesta terça-feira, 14, sobre o primeiro Lira 2025 (Levantamento de índice Rápido de Aedes aegypti) por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde, realizado entre os dias 6 e 11 de janeiro, no qual, 1.161 casas foram visitadas, e revelou um índice de 2.2% de risco médio para a proliferação do mosquito-da-dengue.
Siga o nosso Instagram
As informações foram apresentadas ao prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto (PL) que, após tomar conhecimento sobre detalhes do levantamento apresentado, pediu ao secretário que desse atenção especial a estes locais, inclusive com a realização de ações conjuntas com outras secretarias para minimizar os efeitos negativos que a dengue pode causar na população. Os bairros que apresentaram maiores índices de risco de dengue são: Jardim Paraná lll e Jardim Progresso ll.
Dengue, Sintomas e Sinais
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos. Nos casos sintomáticos, pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.
A primeira manifestação é a febre, geralmente acima de 38ºC, de início súbito e duração de 02 a 07 dias, associada à cefaléia, cansaço, mialgia, artralgia, dor retro-orbitária ou exantema. Com o declínio da febre (entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas), grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente. No entanto, alguns podem evoluir para a fase
crítica da doença, iniciando com sinais de alarme.
A dengue pode evoluir para remissão dos sintomas, ou pode agravar-se, exigindo constante reavaliação e observação, para que as intervenções sejam oportunas e os óbitos não ocorram.
PUBLICIDADE
Os principais sintomas da dengue são:
Febre alta, acima dos 38,5°C – Dor de cabeça intensa – Dor Muscular e articular – Dor atrás dos olhos, principalmente ao movimentar os olhos – Manchas vermelhas na pela – Náusea e vômito – Mal-estar – Falta de apetite.
No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso, pode levar até à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.
Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sinais de alarme da dengue:
Dor abdominal intensa e persistente – Vômito persistente, às vezes com sangue – Dificuldade respiratória – Confusão mental – Sangramento nas gengivas, nariz ou fezes. Letargia e/ou irritabilidade (letargia é um estado de cansaço e sonolência intensa, enquanto irritabilidade é um estado de frustração, impaciência ou raiva) – Hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal – (condição em que o fígado aumenta de tamanho) – Hipotensão postural e/ou lipotimia (a hipotensão postural é uma queda abrupta da pressão arterial, enquanto a lipotimia é a sensação de desmaio) – Aumento progressivo do hematócrito (alteração no sangue que pode indicar policitemia, desidratação ou doenças cardíacas e pulmonares).
Em caso de sintomas de dengue, é importante procurar ajuda médica o mais rápido possível.
Foto/Vídeo: Assessoria