Obra de restauração em concreto da PR-180 entrou na etapa de execução das placas de concreto sobre a pista antiga, sendo necessário bloquear um dos sentidos de tráfego.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), informa que a PR-180, entre Quarto Centenário e Goioerê, na região Centro-Oeste, está com operação pare-e-siga 24 horas por dia, desde este domingo (27). O bloqueio parcial do tráfego tem início em Quarto Centenário. A medida é necessária para avançar com a execução do novo pavimento rígido de concreto em um dos sentidos da pista, parte da obra de restauração e ampliação da capacidade do trecho de 11,13 quilômetros.
O investimento é de R$ 61.708.743,49, sendo utilizada a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é aproveitado como base para receber as placas de concreto do pavimento novo. Quase 20% já foi concluído.
PUBLICIDADE
Na etapa anterior da obra foi iniciada a terraplenagem para ampliar a plataforma da pista, incluindo alargamento das faixas de tráfego, implantação de terceiras faixas em pontos críticos e a implantação de acostamentos externos. Também iniciou a execução do novo sistema de drenagem de águas, adequado às alterações da rodovia.
A obra inclui também a correção de geometria de algumas curvas com maior risco de acidentes, três interseções em nível e a nova iluminação viária, com 102 postes metálicos de 12 metros de altura, luminárias LED e rede elétrica de distribuição trifásica em média tensão.
A operação pare-e-siga se estende durante o primeiro semestre do ano que vem, com os serviços executados em um dos sentidos de tráfego de cada vez, passando para o lado contrário conforme o pavimento de concreto vai ficando pronto, após o período de cura do material.
CUIDADOS – Durante este período de obras, usuários devem seguir pelo trecho com cautela e atenção redobrada, prestando atenção à sinalização provisória e orientação de funcionários, garantindo a segurança de todos os envolvidos.
O pavimento rígido de concreto é mais resistente e indicado para o tráfego de veículos pesados, com vida útil de até 20 anos, garantindo mais trafegabilidade e mais segurança para moradores e condutores de longa distância.
Fotos: DER – Fonte: AEN