Esperança verde e amarela ficou cinza após relatório apresentado por aqueles que vestem o verde oliva.
O tão aguardado relatório que técnicos das Forças Armadas (FFAA), iriam apresentar ao TSE, mostrando seu parecer sobre a lisura ou não das urnas eletrônicas, enfim, foi entregue na tarde desta quarta-feira (9). Contendo 36 páginas, o documento não atestou fraudes nas urnas. Apesar disso, Em diversos trechos, os militares falam da dificuldade que tiveram para realizar o trabalho de fiscalização das eleições, entre estes, a falta de acesso ao código fonte da urna, que é aquele código responsável pelo funcionamento das urnas.
O documento feito, formulado pelos técnicos apontam, Inclusive, um suposto código malicioso que pode interferir na operação das urnas eletrônicas. Por isso, os militares pedem que sejam feitas uma investigação técnica e urgente, sobre eventuais riscos e segurança das urnas eletrônicas -Uma critica ao TSE -, sugere melhorias, mas não valida nenhuma suspeita do grupo político do atual presidente Jair Bolsonaro, sobre irregularidades no pleito que terminou há dez dias.
” Os integrantes da Equipe das Forças Armadas de Fiscalização e Auditoria do Sistema Eletrônico de Votação reforçam seu compromisso com a tecnicidade e a isenção profissional, reiterando o espirito colaborativo para com a Justiça Eleitoral, sob pauta da transparência e da idoneidade que envolve um processo tão importante para a Sociedade Brasileira e para a Democracia”, diz o documento.
Dez dias após início das manifestações dos patriotas, o documento caiu como balde de água fria, já que a maioria acreditava ter ocorrido algum tipo de fraude, tendo em vista as várias hipóteses que circularam em algumas mídias e redes sociais. Em aplicativos sociais, vários áudios dão conta que as manifestações poderão continuar, muitos falam em seguir manifestando até dia 19 desse mês. Por enquanto nada está definido, e tampouco descartado.