Aeronaves são as primeiras da América Latina totalmente equipadas.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta sexta-feira (18) o Projeto Falcão. Com isso, a segurança pública do Paraná ganhou um grande reforço que vai utilizar tecnologias de última geração para dar suporte aéreo às operações de segurança pública no Estado no combate ao crime organizado. Serão utilizados cinco drones e quatro aeronaves tripuladas em apoio ao trabalho das equipes em terra.
“São os primeiros helicópteros de América Latina totalmente equipados para o serviço policial. Os equipamentos conseguem à noite, numa floresta identificar uma pessoa, além de mapear placas a quilômetros de distância. Vai ser uma ferramenta importantíssima para apoiar as equipes da terra. Chegamos no melhor momento da tecnológico da segurança pública na nossa história, e hoje temos os mesmos equipamentos que a polícia de Los Angeles e da Flórida”, afirmou o governador.
O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira fez um paralelo entre o passado e o futuro da Polícia Militar. “Sou de uma época em que tínhamos que deixar as viaturas desligadas porque não tínhamos combustível. Também se comprava os carros mais baratos e não tínhamos aeronave. Hoje vivemos uma realidade muito diferente temos motocicletas da BMW, caminhonetes e 13 aeronaves, somando a Polícia Militar e Polícia Civil, à disposição das forças de segurança. E as polícias tem autonomia para acionar todo esse aparato, afirmou.
“Essas aeronaves serão os olhos da polícia porque têm grande capacidade de zoom, câmeras para imagens térmicas e comunicação com as equipes de terra. Aos poucos vamos levando para a PM um novo suporte, inclusive para voos noturnos, o que representa um ganho incalculável para a corporação”, disse o major Marcio Valem de Souza, comandante do BPMOA.
Informações: PMPR – Imagens: AEN-PR