Em alusão à campanha Maio Amarelo, que visa a conscientização para um trânsito mais humano e seguro, o projeto, idealizado por um policial veterano, foi concluído esta semana, na cidade de Corbélia.
Vídeo: 31º BPM
Foi concluído nesta semana o projeto “Anjos da Guarda, a Educação Salvando Vidas no Trânsito”. A ação de conscientização tomou as ruas de Corbélia e dos distritos de Ouro Verde do Piquiri e Nossa Senhora da Penha, onde 235 alunos da rede municipal de ensino participaram de forma ativa, orientando os condutores parados em blitz.
Fotos: 31º BPM – Encerramento do programa ‘Anjos da Guarda, a Educação Salvando Vidas no Trânsito’
Idealizado pelo policial militar veterano, Vanderlei Soares da Silva, que coordena as atividades realizadas em Braganey, distrito de Longuinópolis, Iguatu, Corbélia, distrito de Ouro Verde do Piquiri, distrito de Nossa Senhora da Penha e Anahy, o projeto contou com o apoio do Conselho da Comunidade da Comarca de Corbélia, do 31º Batalhão de Polícia Militar, do Conselho Comunitário de Segurança de Corbélia, da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Educação.
A aula prática, finalizando o projeto desenvolvido em sala de aula nas escolas 1º de Maio, São José, Castro Alves, Tancredo Neves, Anita Garibaldi e Dom Bosco, onde os alunos receberam importantes informações sobre segurança e funcionalidade do trânsito, se deu por meio de blitz educativa. Nas ruas, os alunos vivenciaram os fundamentos do trânsito, desde o funcionamento do veículo até o comportamento dos pedestres e motoristas. Vários condutores foram parados em blitz, onde receberam orientações do “Agentes Mirins”, vestidos com ‘uniformes’ semelhante ao da Polícia Militar do Paraná – esse ano, os alunos também receberam informações sobre cuidados para evitar acidentes domésticos, além de prevenção e combate à dengue.
A coordenadora Geral da Secretaria de Educação, Patrícia Dalla Vecchia, acompanhou os alunos até o Fórum de Justiça, onde foram realizadas as ações. Ela destacou a importância do projeto para o desenvolvimento dos alunos e para as futuras gerações de motoristas e pedestres.
O projeto início em 2008, na cidade de Cafelândia e, em 2011, estendeu-se para a comarca de Corbélia, tendo como grande parceiro o Conselho da Comunidade. Além de Cafelândia, a pioneira, a expectativa é de que o projeto chegue a mais municípios do 31º BPM, como Nova Aurora e Assis Chateaubriand.
Imagens: 31º Batalhão de Polícia Militar do Paraná