Nota da OMS confirmou a morte da moradora de Toledo, no Paraná.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), emitiu uma nota oficial confirmando a morte de uma mulher, de 42 anos, moradora de Toledo, no oeste do Paraná, por infecção do vírus influenza A (H1N1) – variante de origem suína.
Esse é o primeiro caso de infecção humana causada pelo vírus, no Brasil em 2023 – de acordo com a nota, divulgada em 16 de junho. A vítima tinha a saúde já debilitada devido ao tratamento de um câncer.
A OMS afirmou que “este é um caso esporádico com base nas informações disponíveis, e que uma disseminação adicional não foi detectada.
Através de nato, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), afirmou que, seguindo o protocolo, o caso foi notificado ao Ministério da Saúde (MS) e a própria OMS e que também houve encaminhamento de informações ao Instituto Osvaldo Cruz (IOC/FioCruz).
A Sesa também afirmou que “a causa da morte ainda está sendo investigada”.
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) emitiu nota informando que está monitorando propriedades onde existem suínos, na região de Toledo e que, não existe nenhuma ocorrência da doença foi registrada.
Segundo a nota, a mulher morava próximo a uma granja de suínos, teve sintomas de febre, dor de cabeça, dor de garganta e dor abdominal no dia 1º de maio desse ano, sendo internada dois dias depois, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e indo a óbito no dia 5 do mesmo mês.
Segundo a OMS e a Fiocruz, esta é a terceira infecção humana registrada no Paraná. Os outros dois casos foram em 2021 e 2022.
Fonte: G1 – Imagem: AEN-PR