Primeira semana da primavera deve vir acompanhada de fortes temporais e queda de granizo no RS e SC – no Paraná tempo ficará instável.
Gaúchos ainda nem se recuperam da tragédia que se abateu sobre diversas cidades do Estado, e previsão indica que eles, novamente terão de lidar com um novo ciclone extratropical que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deverá se formar na costa do Rio Grande do Sul no final desta terça-feira, 26, seguindo ao longo da quarta-feira, 27, inclusive, com rajadas de ventos que poderão superar 70 quilômetros por hora.
De acordo com o Inmet, o ciclone irá se deslocar para o alto-mar formando uma frente fria e temporais entre Santa Catarina e São Paulo.
A Defesa Civil gaúcha emitiu alerta nesta segunda-feira, 35, válido para 24horas, para risco de alagamento, cheias em arroios, inundações de rios e regiões ribeirinhas.
A previsão é de que a queda de temperatura no Rio Grande do Sul chegue a 3ºC na Campanha e na Serra Gaúcha, em 9ºC na capital, Porto Alegre.
O alerta sobre a onda de calor segue valendo até as 18h desta ter-feira,26.
“Temos a primeira semana da primavera, mas ainda com padrão do invrno. Tem a atuação de um ciclone que favorece a abertura de tempo. Ficamos com tempo aberto, com pouca nebulosidade, sem muita possibilidade de chuva em grande parte do país. Temperaturas elevadas e baixa umidade”, informa a meteorologista Andrea Ramos.
PARANÁ
A formação de um ciclone extratropical irá intensificar as áreas de instabilidade que causarão acumulados de chuva superiores a 80mm, em especial, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Após o deslocamento do ciclone para o oceano no final da semana, o tempo ficará seco no RS e permanecerá instável em SC e no PR.
Foto: Reprodução – Fonte: Inmet