O grupo mantém sequestrado o pecuarista Felix Urbieta, desde outubro de 2016.
Lourdes Ramirez, integrante do grupo armado EML (Exército do Marechal López), que no último sábado, 15, durante a prisão de sua filha, a também gerrilheira Lourdes Teresita Ramos, no Departamento de Concepción, sacou uma arma e conseguiu fugir das forças de segurança paraguaia, foi presa uma semana depois. A esposa de Alejandro Ramos, líder do grupo guerrilheiro EML foi capturada pela FTC, em Belén Cue, distrito de Orqueta.

PROCURADORIA APRESENTA ARMAS E DOCUMENTOS

Durante coletiva à imprensa, na sede da procuradoria, em Conceição, foram apresentadas armas, munições e documentos apreendidos no interior conhecido como Estância Laguna, no distrito de Horqueta. A apresentação das provas foi feita na presença da família do criador de gado, sequestrado em 2016.

PUBLICIDADE

Entre os itens apreendidos, manuais de guerrilha, estudo sobre revolução de Karl Marx, Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido como Che Guevara, um revolucionário marxista, médico, autor, guerrilheiro, diplomata e teórico militar argentino. Uma figura da Revolução Cubana, seu rosto estilizado tornou-se um símbolo contracultural de rebeldia e insígnia global na cultura popular.

A descoberta foi confirmada pelo promotor Pablo René Zárate, que lidera a operação. Até o momento, não foi confirmado oficialmente se os itens apreendidos pertencem ao grupo armado EML.

O EML é apontado pelas autoridades como o autor do sequestro de Urbíeta, ocorrido há nove anos, quando, em 12 de outubro de 2016, o pecuarista foi levado de sua fazenda em Horqueta.

O grupo armado EML (Exército do Marechal López), tem histórico de crimes de sequestro e extorsão para financiamento de suas ações.

As buscas pelos restos mortais de Felix Urbieta seguem sendo realizadas.
Fotos/Fonte: Colaboração