A ação faz parte da programação de comemoração ao 169º aniversário da corporação.
O 31º Batalhão de Polícia Militar (31º BPM) com sede em Assis Chateaubriand, segue com as ações visando prevenir e reprimir crimes, além de fortalecer os laços entre a Polícia Militar e a população. Na Cidade Morada Amiga, as ações devem seguir até próxima quarta-feira (9).
Na era da tecnologia e, através do uso de aplicativos, tornou-se fácil e rápido o contato entre pessoas. Do mesmo modo, isto possibilita e coloca a disposição da população, a chance de criar, ou participar de grupos através destes apps, nos quais, seus participantes tornaram-se, efetivamente, uma espécie de ‘braço’ da segurança pública.
O que antes dependia de uma “corridinha” até o orelhão mais próximo, vem ao longo do tempo passando por uma transformação altamente benéfica aos cidadãos. Atualmente, em poucos segundos, um alerta, uma denúncia de um possível, ou andamento de um crime, ou mesmo um pedido de socorro podem estar em vários aparelhos celulares ao mesmo tempo e, o melhor de tudo; tais situações de urgência, podem também na tela de um aparelho celular, nas mãos de um ou mais policiais militares. Isto se deve a tecnologia, sim. Porém, também, ao fato desta aproximação da Polícia Militar que se mostra cada vez mais empenhada em estreitar um laço tão importante, PMPR-População.
Ação que foi lançada no dia 1º de agosto é uma das principais ações relativas ao 169º aniversário da corporação.
A PMPR, segue em todo o Paraná com a Operação 10 de Agosto, a qual vem, de forma efetiva, reprimindo diversos crimes, realizando várias apreensões de ilícitos, criminosos, recuperando bens roubados ou furtados, de forma preventiva, evitado que diversos outros crimes fossem cometidos e, de forma bastante significativa, tem ocorrido uma aproximação entre a Polícia Militar do Paraná e integrantes da comunidade.
A PMPR está empenhada e fortalecer a prevenção a crimes e estreitar laços com a comunidade. Neste contexto, a população tem fundamental importância, já que, ela tem a possibilidade de repassar denúncias e informações valiosas que resultam em prisões e apreensões.
Efetivos de todos os Comandos Regionais e Batalhões da Polícia Militar estão sendo empregados na operação. Além disso, o Comando de Policiamento Especializado e o Comando de Missões Especiais têm equipes em todo o Paraná.
As ações envolvem diversas modalidades, com o uso de viaturas, motocicletas, módulos móveis e até aeronave, com cada unidade atuando em sua área específica.