65 militares que concluíram o curso, dois são da Polícia Militar de Minas Gerais.
A Polícia Militar do Paraná promoveu solenidade de encerramento da 4ª edição do Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária (CCPRC) – Categoria Oficiais e Praças, na tarde desta sexta-feira (28). Ao todo, 65 militares se formaram com foco na mobilização comunitária no ambiente rural paranaense.



Fotos:/Fonte: PMPR/SESP/PR
O curso, que iniciou em 17 de março de 2025 e ocorreu na 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (EsFAEP) em Maringá, contou com 100 horas/aula, distribuídas em 14 disciplinas. Dos 65 militares que concluíram o curso, dois são da Polícia Militar de Minas Gerais.
PUBLICIDADE
Com aplicação da filosofia de polícia comunitária, por meio do desenvolvimento de ações de policiamento de proximidade e consolidação de redes de proteção em ambiente rural, o curso está alinhado às políticas institucionais de valorização do militar estadual, por meio da capacitação continuada, integração institucional com outras polícias e modernização da gestão como utilização de viaturas, armamentos e equipamentos, aliados à tecnologia 4.0.



Fotos:/Fonte: PMPR/SESP/PR
O curso contou com um seminário de boas práticas em patrulhamento rural, com palestras de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) sobre ocorrências envolvendo transporte de animais de criação e insumos agrícolas, com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) sobre orientação e educação no trânsito de maquinário agrícola em rodovias e com o 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM) sobre georreferenciamento de propriedades e estradas rurais.
Toda organização foi feita pela Coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária, pertencente à Seção de Polícia Comunitária e Direitos Humanos. Ao final desta quarta edição, PMPR atingiu 520 militares estaduais capacitados no tema.
Foto/Fonte: PMPR/SESP/PR