A ação está ligada ao caso em que homens armados invadiram uma aldeia indígena, efetuaram disparos de arma de fogo, atingindo duas crianças e dois adultos.
Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 27, pela Polícia Federal (PF), em Guaíra, no Noroeste do Paraná, a ‘Operação Mbarete’, que visa combater os conflitos fundiários entre indígenas e não indígenas, nesta região.
A ação está diretamente ligada aos trágicos acontecimentos registrados no dia 3 de janeiro deste ano, quando, homens encapuzados e armados invadiram a aldeia indígena Yyy Okaju, localizada nas proximidades da Vila Eletrosul e efetuaram disparos de arma de fogo, atingindo duas crianças e dois adultos. Por conta da gravidade dos ferimentos, um adulto ficou paraplégico.
PUBLICIDADE
Conforme as investigações mostraram, moradores da região teriam participação nos atentados e, por isso, foram emitidos mandados de busca e apreensão, cumpridos pela 1ª Vara Federal de Umuarama (PR). Ao todo, 11 mandados foram efetuados. A operação contou com o apoio da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Força Nacional.
A Operação Mbarete, reflete o esforço das autoridades em combater a violência e garantir a justiça em uma região marcada por disputas fundiárias, buscando assim, a proteção dos direitos das comunidades envolvidas.
Foto: Reprodução – Fonte: Portal Guaíra