Em entrevista, uma agente da Polícia Judiciária nos mostra munições, armamento e fala sobre o trabalho da PCPR.
Assista ao vídeo
Entrevista/Imagens: Mauro Pretoriano/GC
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), esteve presente durante os quatro dias da Expo Palotina. Vários agentes vindos de Curitiba e, uma policial de Cascavel, no oeste do Paraná, estiveram à disposição não só da população palotinense, como também daqueles que visitaram a Expo Palotina 2024.
Assista ao vídeo
Entrevista/Imagens: Mauro Pretoriano/GC
Falamos com a policial ‘Cris’, que também é relações-públicas da PCPR em Curitiba. Em uma entrevista descontraída, ela nos mostrou e nos explicou sobre o funcionamento de alguns dispositivos dos quais a instituição dispõe no combate ao crime, como, por exemplo, a maleta com materiais usados por peritos nos locais de crime, por meio da papiloscopista que vai até o local coletar impressões digitais e que, por meio de apenas um pequeno fragmento de digital pode-se chegar até o autor. Ela também explicou sobre as digitais que, segundo a agente, além de algo único de cada pessoa, ela seguirá com a pessoa até o final da vida e, mesmo que o indivíduo raspe do dedo, retire a pele, ele voltará e nunca irá mudar a impressão digital daquela pessoa.
A exposição da PCPR também contou com panfletos educativos que abordam diversos tipos de crime, entre eles a violência doméstica, o abuso infantil e de outras naturezas. Cris também nos mostra alguns tipos de armas e outros dispositivos usados por agentes da Polícia Civil, como o COPE – a PCPR também distribuiu pulseiras identificadoras para as crianças que estiveram na Expo Palotina.
Fotos: GC
Delegacia Móvel da Polícia Civil do Parana (PCPR).
Acompanhados pela policial ‘Cris, pudemos conhecer o interior do ônibus que abriga uma Delegacia Móvel da PCPR. O veículo e o aparato policial e logístico são usados em grandes eventos, onde por meio da Delegacia Móvel, é possível atender qualquer pessoa que esteja no evento ou não, sem que esta tenha a necessidade de se deslocar até uma delegacia convencional, já que, a Delegacia Móvel é apta a prestar o mesmo serviço – a agente nos mostrou a agenda de eventos, com várias cidade e regiões, nas quais a Delegacia Móvel da Polícia Civil do Paraná estará presente. Uma ação que, além de levar mais segurança e comodidade à população paranaense, ainda visa a aproximação desta mesma população e a Polícia Civil do Paraná.
Imagens/Entrevista: Mauro Pretoriano/GC