Município foi um dos locais onde Bolsonaro obteve mais votos válidos em todo o Brasil
Não poderia ser diferente. Mercedes, município com aproximadamente 6 mil habitantes, localizado no Oeste do Paraná, a 15 quilômetros de distância de Marechal Cândido Rondon. Quando os eleitores locais foram às urnas, tanto no primeiro, quanto no segundo turno, o resultado foi avassalador em prol de Jair Messias Bolsonaro. Tanto que chegou a disputar com outras quatro cidades, entre elas, Nova Santa Rosa, Quatro, ambas também paranaenses, e Novo Progresso-Pará e também, Nova Pádua, no Rio Grande do Sul, o título de município mais bolsonarista do Brasil.
Como era de se espera, assim como em cidades por todo o país, em Mercedes, a rejeição ao petismo e a ideologias do “até então eleito “, Luiz Inácio Lula da Silva. Muitos mercedenses também fazem manifestações contrárias ao petista. Alguns deles foram hoje para Brasilia, eles irão engrossar as fileiras de patriotas que lá chegam todos os dias, vindos de todas as parte do Brasil.
Município conta com uma população predominantemente composta por descendentes de alemães, muitos deles vindos dos Estados de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul. Mercedes marca presença na seleta lista onde o agronegócio se destaca na produção de grãos com soja, milho e o trigo. Também é forte na produção leite, frango, suínos, fumo e também na indústria de derivados de mandioca. A culinária mercendense conquista logo de cara. Típicos cafés coloniais, regados por deliciosas cucas, cuquinhas ( fatia húngara), chimias ( doces), salames, bolachas, queijos e uma infinidade de delícias que só de olhar já dá água na boca, são encontrados quase que corriqueiramente na maioria das casas. Tradição repassada por antepassados e mantida através das gerações, sendo que muitos destes, há décadas vieram da Alemanha, os quais deixaram para posteridade o dom e o saber fazer estas verdadeiras “tentações”.
Um pouco mais de Mercedes: Não é apenas na culinária que Mercedes se destaca. O município é conhecido também pela beleza da mulher mercedense. Tanto que em 2020, Eduarda Van de Sand, após ter sido eleita Miss Mercedes 2019, venceu várias concorrentes e também levou o título de Miss Paraná. Já neste ano de 2022, Eduarda foi até São Paulo representar o Paraná, no concorrido Miss Terra Brasil e deixou orgulhosa sua terra natal. Acabou ficando com o 2º lugar, ganhando assim o título de Miss Ar. Porém, como dito por vários e visto por muitos, ela merecia ter ficado em 1º, afinal, o Paraná foi muito bem representado por ela.
Em Mercedes acontece anualmente a famosa pesca da corvina, e que reúne milhares de amantes da pescaria, na tradicional disputa realizada no Lago de Itaipu, mais precisamente no Arroio Guaçu, distrito de Mercedes que fica situado ás marges do lago. Outro evento que chama bastante atenção é o tradicional baile do Chopp, onde milhares de pessoas trajadas com roupas típicas alemãs, prestigiam esta festa, ao som de bandas com repertórios de oktoberfest, ali são servidos vários tipos de chopp, linguiça ( salame colonial), e que literalmente coloca todo mundo pra dançar. Tem também o famoso e saboroso, café colonial. Evento esse onde muita gente participa e pode desfrutar de uma enorme variedade de deliciosos pratos típicos coloniais. Ainda temo ela; A Expo Mercedes, a festa do município, onde artistas se apresentam nos shows, empresas da indústria e do comércio expõe seus produtos, além da praça de alimentação.