O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade com indicação de ‘grande perigo’ para as regiões Central, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Norte Central, Centro-Sul e Sudeste do Paraná.
Conforme o Inmet, cidades que ficam localizadas nestas áreas podem registrar 100 milímetros de chuva em um único dia, com fortes ventos que podem chegar até 100 Km/h e risco de chuva de granizo. O aviso é válido até a tarde desta quinta-feira, 21.
O Instituto também alerta que as demais regiões também devem ser afetadas pela tempestade, e que aquelas que estão no alerta laranja significam “perigo”.
As regiões que estão sob o alerta laranja, que indica “perigo”, podem registrar entre 50 e 100 milímetros de chuva num só dia, com os ventos intensos variando entre 60 a 100 Km/h.
Os meteorologistas alertam que há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O Alerta laranja vale para todo o estado.

A Marinha do Brasil e o Inmet também alertam para os fortes ventos que devem atingir a região costeira do Paraná e em outros locais do país.
A Defesa Civil do Paraná também emitiu um alerta com avisos de chuvas intensas, vendaval e raios no estado.
Tais alertas são enviados gratuitamente pela Defesa Civil via mensagem para os números de celulares cadastrados.
Em caso de emergência, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à Copel pelo telefone 0800-5100116
Fonte: Inmet