Segundo informações, mandados judiciais estariam sendo cumpridos em Umuarama e região, na manhã desta quinta-feira (16).
Em operação realizada pela Polícia Civil juntamente com a Polícia Militar estariam cumprindo mandados judiciais por furto de gado. A operação tem como alvo, uma quadrilha especializada em furto de gado. Em Alto Piquiri, um homem de 43 anos foi preso, ele era investigado pelo crime de abigeato (furto de gado).
A ação conta com apoio do helicóptero da Polícia Civil que, desde o início da manhã sobrevoa a cidade de Umuarama e Alto Piquiri em apoio à operação.
Na casa do homem que preso em Alto Piquiri, foram encontradas 4 munições de calibre 22.
As investigações tiveram início, logo após a Polícia Militar de Alto Piquiri ter recebido uma denúncia, dando conta da possibilidade de estar ocorrendo a prática ilícita em uma propriedade rural no município. Policiais militares se deslocaram até o local, e em um sítio constataram a presença de um caminhão Mercedes Benz, de cor azul, com três homens em seu interior, o quais se preparavam para deixar a propriedade. Ao tentar efetuar a abordagem, dois deles teriam empreendido fuga, ficando no local, somente um homem de 52 anos. Ao verificar o veículo, verificou-se que haviam 18 animais no caminhão e, outros 25, em um curral, os quais possivelmente seriam levados em uma segunda viagem.
O homem detido assumiu o fato de estarem praticando o abigeato (roubo de gado), relatou ainda que havia sido contratado por uma homem, e que receberia R$ 5 mil pelo transporte dos animais, também disse aos policiais que, uma outra pessoa forneceria as notas de produtor rural, para que fosse comercializado o produto ilícito, proveniente de roubo. Ele ainda informou que o destino dos animais seria o município de Cruzeiro do Oeste.
Diante do ocorrido, e na presença do proprietário, os animais foram soltos no pasto. O homem detido e o caminhão foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Iporã, assim como as informações e nomes do autores, foram repassados à autoridade policial.