Massa de ar polar poderá provocar geadas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
O Rio Grande do Sul enfrenta desde terça-feira, 21, uma instabilidade que ira se intensificar nesta quarta-feira, 22, a qual se agravará entre quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24. Segundo informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno irá ocorrer devido a uma frente fria, acompanhada por massa de ar polar.
São esperadas tempestades severas, com acumulados de chuva chegando a 100 mm em regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina até a sexta-feira. Além disso, algumas áreas devem ser atingidas por rajadas de vento, que poderão ultrapassar 80km/h, com possibilidade de ocorrência de granizo.
Um ciclone extratropical está próximo à costa gaúcha nos dias 23 e 24, o que irá contribuir para o aumento das tempestades. Conforme o Inmet “as temperaturas mínimas no fim de semana podem alcançar valores próximos ou inferiores a zero nas áreas elevadas das Serras do Sul e na Campanha Gaúcha”.
“A partir da sexta-feira, o ar polar e a circulação de umidade oceânica ainda deixam muitas nuvens, em especial sobre a faixa leste do RS e SC”, informou o Inmet. “A sensação de frio será intensa por causa do vento de oeste a sul, que soprará com rajadas acima dos 40 km/h.
A frente fria deve derrubar as temperaturas em Estados do Sudeste, Centro-Oeste e no Paraná. “Na sexta-feira, o sistema frontal chega inclusive ao Sudeste do país, quebrando o bloqueio atmosférico e a longa sequência de dias quentes observada”, alerta o Inmet.
Foto: Ilustração