Massa de ar quente e seco deve atuar em todas as regiões do país.
A notícia não é muito agradável para aqueles que curtem tomar o tradicional chimarrão, saborear aquele cafezinho passado na hora, ou quem sabe, se empanturrar com uma suculenta feijoada.
O último mês do inverno de 2023, que oficialmente teve início em 21 de junho. Irá começar com uma onde de calor que vai fazer com que vários estados tenha temperaturas excepcionalmente altas para o padrões do mês de agosto. O calor da penúltima semana do referido mês deverá quebrar recordes históricos já registrados no mesmo período.
Uma grande massa de ar quente e seco toma força sobre o Brasil no decorrer da atual semana e deve expandir atingindo todas as regiões do país.
Existe a expectativa de que uma onde de calor se estabeleça no período entre 21 e 26 de agosto de 2023.
Mesmo sendo um mês de inverno no Hemisfério Sul, o calor é tido como uma condição comum nesse mês nos estados do Interior do Nordeste, centro-sul do da Região Norte e Centro-Oeste.
No interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo, tem sido observado ao longo de agosto um aumento do calor. Nos estados da Região Sul, durantes algumas situações não corriqueiras do período, há incursões de ar quente, que provocam calor extremo e relação ao padrão normal de temperaturas para este mês.
Fonte: Climatempo
