Calor em excesso e baixa umidade faz com que os cuidados com a saúde sejam redobrados, em especial, de crianças e idosos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma onda de calor em alguns estados do Brasil, pelo menos até a próxima terça-feira, 14. No Paraná, a previsão é de que, cerca de 289 dos 399 municípios sejam atingidos.
As temperaturas podem ficar 5ºC acima da média no período de três a cinco dias, o que pode trazer risco à saúde.
A previsão do tempo do Sistema de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que os termômetros ficarão acima dos 30º C em todo o Estado. Em Paranavaí, na região Noroeste, as temperaturas devem chegar a 39º C.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça que há alguns cuidados que podem ser tomados durante os dias mais quentes. Tais medidas podem ajudar a evitar queda da pressão arterial, desidratação e fadiga.
RISCO À SAÚDE
As recomendações valem para qualquer pessoas – cuidados com crianças e idosos devem ser ainda maiores.
ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS
Ter sempre água por perto – Ingerir bastante líquido – Manter o corpo hidratado – Tomar banhos frios – Usar ventiladores – Evite exercícios físicos ao ar livre em horário mais quentes – Evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários entre 10h e 16h – Consumir alimentos in natura (obtidos de plantas ou animais, e que não sofreram alteração industrial) – evitar alimentos ultraprocessados (que passa por maior processamento industrial)
Foto: Jose M. dos Santos