O Programa de Aquisição de Alimentos foi investigado pela operação Agro Fantasma, por desvio de dinheiro.
Valmor Bordin. novo superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Paraná, foi preso pela Policia Federal (PF) durante o governo Dilma Rousseff, em 2013. Ele tomou posse para o novo cargo na última sexta-feira (19).
Valmor fazia parte também dos quadros da Conab, quando foi preso pela PF em 2013. No mesmo ano, ele ocupava o cargo de gerente de operações da unidade e acabou sendo demitido na órbita da operação Agro Fantasma.
A operação, na época levou toda a cúpula regional paranaense a ser afastada da estatal. Após a ação da PF, até mesmo Luiz Carlos Vissoci, então superintendente da Conab Paraná, perdeu o cargo.
A operação Agro Fantasma investigou o desvio de dinheiro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Outras 21 unidades da companhia estavam na mira da polícia.
Somente no Paraná, O PAA movimentou R$ 300 milhões em 2013. Em todo o Brasil, os números chegam a R$ 1,2 bilhão.
Tal iniciativa foi criada em 2002, e permitia que governos locais (como prefeituras) façam o chamamento público para aquisição de comida produzida pela agricultura familiar. O Governo de Jair Bolsonaro alterou o nome para Programa Alimenta Brasil.
Imagem: Reprodução/MST