O local está sendo preparado e, em seis meses, estará pronto para treinar não só futuras competidoras da Prova dos Três Tambores, como também, o sonho do profissional em atender e ajudar, crianças e jovens portadoras de autismo.
Visitamos na tarde desta quinta-feira, 31, o Maia Ranch Centro de Treinamento, em Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná. O local está sendo preparado para receber futuras competidoras da Prova dos Três Tambores, competição essa que faz parte da grade de atrações dos grandes eventos realizados nas festas e exposições agropecuárias por todo o Brasil.
Siga o nosso Instagram
No Paraná, por exemplo, além de outras regiões, podemos citar Marechal Cândido Rondon e municípios vizinhos, considerados celeiros da prova dos Três Tambores, produzindo não apenas animais de alta performance, como também, competidoras de altíssimo nível e que, além de competirem e conquistar premiações, levam o nome destes locais para vária regiões do país.
Siga o nosso Instagram
Vindo de Paranacity, na região noroeste do Estado, morando em Assis Chateaubriand há cerca de cinco anos, o treinador de Equinos, Henrique Maia, que há 20 anos trabalha com animais, sonhou, projetou e deu início a realização desse sonho, que é, construir aqui, na Cidade Morada Amiga, o seu centro de treinamento. Para isso, o pontapé inicial foi dado, ele conseguiu o local apropriado, onde pudesse abrigar a estrutura necessária e os animais, para assim, poder passar toda a sua experiência profissional para crianças e adolescentes que sonham em se tornar competidores na concorrida prova.
Siga o nosso Instagram
Mas, o sonho do treinador na se resume na formação de profissionais do “Tambor”, ele quer mais, seu desejo é ajudar aqueles que são portadores de autismo, em especial, crianças e adolescentes, a ter a oportunidade de terem contato com equinos, os quais, comprovadamente desempenham um papel fundamental na qualidade de vida destas pessoas.
Siga o nosso Instagram
PUBLICIDADE
Maia sonha em oferecer, totalmente de graça, a equoterapia, um método terapêutico e educacional que usa cavalo para promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.
A equoterapia tem vários benefícios, como: desenvolvimento da força muscular, melhora na coordenação motora e do equilíbrio, relaxamento, conscientização do próprio corpo, melhora do sistema cardiovascular e respiratório, entre outros.
Henrique Maia falou com a Gazeta Chateaubriandense e, durante a conversa, ele ressaltou a importância do apoio que ele busca para a concretização do projeto. Cada centavo investido na obra está sendo pago por ele e, conforme o profissional, a necessidade de apoiadores nesse momento é primordial para o desenrolar da obra.
Maia enfatizou sobre a importância de conseguir patrocínios, segundo ele, isso daria sustentação financeira para que o Centro de Treinamento possa estar pronto o mais rápido possível e, desta forma, dar início às atividades tão relevantes também, na questão social.
Conforme explicado pelo profissional, a área usada para realizar os treinamentos das futuras competidoras da Prova dos Três Tambores e também, usada na equoterapia é de 80 x 40 metros e, a ideia é ter placas de publicidade de empresas parceiras em todo a sua circunferência, com as marcas das patrocinadoras.
Em breve, Henrique Maia estará divulgando e contatando possíveis parceiros desse belo e importante projeto.
Fotos/Vídeos: Mauro Pretoriano/GC