O animal é uma espécie nativa e pouco frequente na região.
No dia 25 de fevereiro de 2025, o Município de Guaíra, por meio do Centro de Controle Animal (CCA), recebeu uma jiboia resgatada pelo Corpo de Bombeiros na área de ocupação indígena localizada na Mata do Jacaré, próximo à Vila Eletrosul.
Após avaliação clínica realizada pelos médicos veterinários, foi constatado que o animal, com aproximadamente 1,5 metro de comprimento, era saudável e, portanto, poderia ser translocado com segurança de volta à natureza.



Fotos: Lindomar Vantelino
A jiboia é uma espécie nativa e pouco frequente na região. De hábitos noturnos, terrestres e semi arborícolas, sua dieta é composta por pequenos mamíferos, aves e lagartos. Como método de caça, essa serpente não peçonhenta utiliza a constrição, onde envolve suas presas por sufocamento antes de se alimentar.
O médico veterinário Julio Cesar Juvenal destacou que essa é a primeira vez, em seus 19 anos de atuação, que uma jiboia é capturada no município, isso evidencia a riqueza da biodiversidade local.



Fotos: Lindomar Vantelino
O Centro de Controle Animal reforça a importância do acionamento de órgãos competentes sempre que haja encontro de animais selvagens. Cada espécie possui características próprias de defesa e pode ser altamente suscetível ao estresse, o que exige técnicas específicas e equipe treinada para garantir um resgate seguro tanto para o animal quanto para a população.
O município, por meio da Diretoria de Meio Ambiente da SEMAIM – Secretaria Municipal de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, reforça a importância da preservação da fauna nativa e destaca a necessidade de respeito ao habitat natural das espécies, promover o convívio harmônico entre a população e a biodiversidade local.



Fotos: Lindomar Vantelino
Para resgate de animais selvagens ou outros assuntos relacionados aos cuidados dos animais no Município de Guaíra, entre em contato com o CCA – Centro de Controle Animal, localizado na Rua São Vicente, n.º 215, bairro Vila Rica (Atrás da Vila Naval), ou pelo telefone (44) 3642-9929, que também é WhatsApp.
Em caso de Emergência ou Resgate de Animais Selvagens, ligue para o Corpo de Bombeiros no telefone 193 ou (44) 3642-2505, prédio localizado na Rua Bandeirantes, n.º 2484, Bairro Vila Vela, anexo ao Centro Náutico Marinas.
Créditos: DICSI: Texto e Foto: Lindomar Vantelino / Revisão: Cintia Marques