O parlamentar, durante discurso em um evento da ONU, em novembro de 2023, teria declarado que Lula é “um ladrão que deveria estar na prisão”
A Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira, 8, um pedido de abertura de inquérito contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), por possível crime de injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante um discurso na Cúpula Transatlântica, evento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro do ano passado, Nikolas teria declarado que Lula é “um ladrão que deveria estar na prisão.”
Lula foi quem solicitou ao Ministério da Justiça a abertura do inquérito, encaminhando um link com o vídeo do deputado de Minas Gerais.
Ricardo Cappelli, ex-secretário-executivo do Ministério, que substituiu o ex-ministro Flávio Dino, foi quem enviou o pedido ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
Segundo consta no Código Penal, em caso de suposto crime de injúria contra o Presidente da República, é o Ministério da Justiça que deve solicitar uma investigação.
Conforme a Polícia Federal, as declarações do deputado sobre Lula não estariam protegidas por imunidade parlamentar – o ministro Luiz Fux irá analisar o pedido.
Foto: Rede social/Nikolas Ferreira