Além disso, ele é o último sobrevivente nascido no ano de 1912.
Nascido em 5 de outubro de 1912, em Maranguape, a cerca de 250 km de Fortaleza, no Ceará, João Neto Marinho é o homem mais velho do mundo, segundo o LongeviQuest – o brasileiro completou 112 anos em outubro do ano passado.
Atualmente, João mora em um lar para idosos, uma casa simples que já abrigou um convento na cidade cearense de Apuiarés, com de cerca de aproximadamente 14 mil habitantes e foi fundada em 25 de janeiro de 1957, portanto, neste sábado, 25, irá completar 68 anos.
PUBLICIDADE
O recordista brasileiro, desde 1978, portanto, há 46 anos, recebe o benefício da aposentadoria de empregador rural, do INSS, segundo os dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), divulgado na última quinta-feira, 23. O cearense é 10 anos mais velho que o próprio INSS, que completa 102 anos nesta sexta-feira, 24.
Devido ao baixo número de moradores, a cidade de Apuiarés, onde o ilustre morador reside, não possui agência da Previdência Social. A conta de João é mantida na unidade mais próxima, localizada a 30 km de distância, em Pentecostes (CE).
João dedicou-se a atividades no meio rural, como ele mesmo diz: “criava gado, bode, capote…” Ele enumera os animais que criava e os alimentos que começou a cultivar ainda jovem para sustentar a família. Ele é pai de 7 filhos que lhe deram 22 netos, 15 bisnetos e 3 tataranetos.
O ilustre cearense confessa alguns desejos simples: queria voltar a enxergar e ouvir”, diz João, emocionado.
Foto: Reprodução