Policiais do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) ajudaram a Polícia Federal durante a perseguição a um helicóptero carregado com drogas em uma operação que iniciou em Guaíra, no noroeste, e terminou em Jaguapitã, no norte do estado.
Siga o nosso Instagram
Após o setor de inteligência da Polícia Federal (PF) receber informações dando conta de que um helicóptero transportando drogas, que havia saído de Amambai, no Mato Grosso do Sul (MS), passaria por Guaíra, local esse, onde pela primeira vez foi avistada a referida aeronave, a PF, utilizando o helicóptero Caçador 06 para realizar o monitoramento da aeronave suspeita, recebeu o apoio dos helicópteros Falcão 01 (Base Norte/BPMOA) e Falcão 13 (Base Oeste/BPMOA) DA PMPR.
Fotos: BPMOA
Quando estava na região entre Umuarama e Loanda, o Falcão 13, utilizando o sensor de infravermelho do imageador térmico que é parte integrante da tecnologia abordo, localizou a aeronave utilizada pelos traficantes, um helicóptero Robinson 44, voando na região. O helicóptero das forças de segurança do Paraná teve êxito em localizar a aeronave carregada com drogas, sobrevoando uma região de difícil identificação dos radares e a 15 km de distância.
A partir do momento em que o helicóptero do BPMOA localizou a aeronave dos criminosos, a equipe de militares deu início ao acompanhamento aéreo e, na sequência, repassou informações às demais aeronaves.
A abordagem ocorreu na região urbana de Jaguapitã, após o pouso da aeronave com os entorpecentes. O piloto, um homem de 52 anos, na tentativa de fugir se escondeu embaixo de um veículo que estava estacionado no local, no entanto, o mesmo foi encontrado por meio do uso do infravermelho e das câmeras de alta definição do Falcão 13 – ele foi detido por agentes da Polícia Federal, com a ajuda de policiais militares em terra, no monitoramento da área.
As investigações relativas ao caso foram realizadas pela Delegacia de Polícia Federal de Londrina, no Paraná, e pela Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.
Fotos/Vídeo: BPMOA