No Japão, o governador e comitiva se reuniram com vice-ministro japonês para tratar da possível venda da produção de carne suína e bovina do Estado ao país asiático.
Em visita ao Japão, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e uma comitiva formada por gestores públicos, empresários paranaenses participaram de uma reunião com o vice-ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Atsushi Nonaka. Ao lado de Ratinho estavam outros gestores estaduais e representantes de empresas paranaenses. Na reunião, foi tratada a possibilidade de abertura do mercado consumidor japonês à produção de proteínas suínas e bovinas do Paraná.

Entre as lideranças políticas do Estado presentes no Japão, estava o então deputado estadual Marcel Micheletto (PL) hoje, prefeito de Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná. Além de sua envergadura política, sendo o deputado estadual mais votado na região Oeste do Estado, Micheletto conta com grande prestígio junto ao governador Ratinho Junior, sendo uma peça importante que desde o início do projeto que se firma como a melhor gestão da história do Paraná, inclusive com investimentos históricos no Estado, em 2024. Não à toa, nas eleições municipais de 2024, Micheletto foi eleito, pela terceira vez, prefeito de Assis Chateaubriand, entrando assim, para a história do município como o primeiro político a ser eleito prefeito da Cidade Morada Amiga, por três vezes.

Mas os feitos do político que transformou Assis Chateaubriand parecem não parar. Em sua terceira gestão à frente do Executivo Municipal, Marcel Micheletto traça planos, costura apoios e coloca a “tropa” no campo de batalha. Foi cirúrgico ao montar sua equipe de Governo Municipal e, delegar tarefas, das quais somente uma resposta é aceita: “vamos fazer.”

Assim como a sua personalidade forte e o olhar futurista. Suas ideias e projetos para Assis Chateaubriand exigem um enfrentamento firme, arrojado, corajoso e ambicioso diante de tamanha ousadia para realizar obras à frente dos tempos atuais e da realidade de grande parte dos municípios do país.

Sem que tenham percebido, o município já caminha rumo à maior transformação de sua história e, nisso, inclui-sem as áreas de educação, saneamento básico, pavimentação, saúde, social, meio ambiente, mobilidade urbana, lazer, segurança pública, infraestrutura, moradia, emprego, entre outras.

A Cidade Morada Amiga e o município como um todo estão sendo vistos sob uma ótica atenta, uniforme e igualitária, seja na sede, nos distritos ou na área rural. As atenções da atual gestão estão voltadas não apenas para em atender as demandas existentes. Mas também em criar novas demandas por meio de obras e serviços que possam oferecer mais qualidade de vida à população dos quase 1 milhão de km² (um milhão de quilômetros quadrados) de terras chateaubriandenses.

Grandes projetos demandam, acima de tudo, tempo e dinheiro. O tempo não há como fazê-lo andar mais devagar ou acelerá-lo. No entanto, aquilo que tanta falta faz em alguns estados mal governados. No Paraná, onde hoje tem à frente da gestão o atual melhor governador do Brasil e o melhor da história do Paraná, os números estão aí para quem quiser ver. Certamente não será o empecilho. Junte-se a isso, a experiência política e a capacidade administrativa do atual prefeito de Assis Chateaubriand, além da força do município na economia parananense. O que resta é dizer: Quem viver, verá.

VOLTANDO AO DIA 7 DE MARÇO DE 2023 NO JAPÃO
Visando avançar no assunto, Ratinho Junior convidou formalmente os representantes do Governo do Japão para visitarem o Paraná e conheçam as fábricas e frigoríficos instalados no Estado. Com isso, objetiva-se agilizar o processo de habilitação dos frigoríficos paranaenses junto ao país asiático, o qual já é um dos maiores mercados importadores da produção estadual de frango.

“O Japão representa um potencial econômico enorme para a exportação da agroindústria paranaense. Queremos expandir o mercado consumidor da proteína animal no Estado, o que incentivará o crescimento do PIB”, afirmou o governador. “Apesar das tratativas diplomáticas entre o governo federal e o país asiático, nós buscamos demonstrar aos representantes japoneses a qualidade e os diferenciais das empresas e da produção do Paraná”.

COMITIVA – Também compõem a comitiva paranaense o secretário de Estado e Planejamento, Guto Silva, o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes. O deputado estadual Marcel Micheletto, o deputado federal e Luiz Nishimori. Também acompanharam o encontro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro; representante da embaixada do Brasil no Japão e das empresas Frimesa e JBS.
Fotos: AEN-PR – Texto: Mauro Pretoriano/GC/AEN-PR