Imóvel com apartamentos que valiam R$ 1 milhão desabou.
A Prefeitura Municipal de Gramado, na Serra Gaúcha, decretou estado de calamidade na manhã desta sexta-feira, 24. Conforme o prefeito Nestor Tissot (PP) 546 pessoas estão fora de suas casas.
No bairro Três Pinheiros, cerca de 120 famílias tiveram que deixar suas residências. Ontem, quinta-feira, 23, um prédio veio abaixo em Gramado, a 10 minutos do centro da cidade.
No domingo, 19, todos os moradores do Residencial Condado Ana Carolina já haviam deixado seus apartamentos, de acordo com a prefeitura, que também informou que não houve feridos.
O residencial de luxo fica na encosta do Vale do Quilombo, área verde com picos de até 850 metros. Sua área total de construções era de 3363,64 m² em cinco pavimentos.
Várias rachaduras estão aparecendo nas ruas da cidade. Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira, o prefeito disse que a quantidade de chuva “nunca foi vista” antes na cidade, especialmente no bairro Três Pinheiros.
“A água foi o fenômeno que ocasionou todos esses deslizamentos”, disse Tissot. “Muita quantidade de chuva durante o ano acumulada no solo. Chegou o momento em que ela disse ‘vou ter que sair, estão me prendendo aqui o ano inteiro’ e começou a sair. Junto com ela está vindo o desabamento, as rachaduras.”