Vários alvos da operação já foram presos pela Força-Tarefa Conjunta do Sul, que já se instalou no referido Departamento (Estado).
O governo do Paraguai por intermédio do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas da Nação reafirma o seu compromisso com o reforço da segurança interna e o combate ao terrorismo e ao crime organizado transnacional através do destacamento de inteligência, forças especiais e recursos da Força de Tarefa Conjunta do Sul e do Comando de Operações de Defesa Interna no Departamento de G Ñeembucú.
Assista ao vídeo
Siga o nosso Instagram
Entre os recursos mobilizados estão veículos táticos, caminhões, veículos leves, ambulâncias, minibus e um helicóptero UH1H. Estes meios estarão à disposição das forças que operarão na zona, garantindo assim uma resposta eficaz e coordenada aos desafios de segurança.
A 2ª Companhia de Forças Especiais vai instalar-se no Regimento de Cavalaria No 2 “Felipe Toledo” localizado na Cidade de Pilar, que tem todos os requisitos necessários para uma reação imediata se necessário. Além disso, serão realizadas tarefas preventivas para identificar possíveis pontos sensíveis no departamento, garantindo um trabalho mais eficiente.
Vale ressaltar que essas ações se enquadram no Plano Estratégico Segurança para o Desenvolvimento 2023-2028 e na Declaração de Clorinda assinada há dias entre os Ministros da Defesa do Paraguai e da Argentina.
PUBLICIDADE
ESTRUTURA CRIMINOSA SUPOSTAMENTE LIGADA AO TRÁFICO DE DROGAS EM NEEMBUCÚ
Os agentes da Unidade Especializada de Combate ao Narcotráfico e Crime Organizado realizaram uma série de invasões simultâneas e consecutivas em Cerrito, departamento de Ñeembucú, no âmbito do caso “Cross”.
Essas intervenções incluíram habitações, 16ª Delegacia, um aeródromo municipal e uma pista não autorizada localizada em propriedade privada, visando apreender provas documentais e digitais, bem como prender membros de uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas.
Segundo as informações processadas pelo Ministério Público, essas pistas teriam sido usadas para receber carregamentos de cocaína provenientes da Bolívia com destino à Argentina e ao Uruguai.
Como resultado dos procedimentos, foram detidos Filomeno Sanabria, Mariela Sanabria, Estela Sanabria, Evelio Salinas, Eusébio Blanco, Pedro Lobos, Lucas Vera (dinheiro da polícia).
Também foram emitidos mandados de captura contra os fugitivos Christian Forneron, Dario Salinas, Ramón Salinas, Lucas Rivero (caixa policial).
Durante as operações, as autoridades apreenderam documentos, armas de fogo, dispositivos eletrônicos e somas de dinheiro ligadas à rede criminosa.
LIGAÇÕES COM OPERAÇÕES ANTERIORES
Investigações relacionam este caso com a aeronave Cessna 210 acidentada em 17 de dezembro de 2024 na sede do aeródromo municipal de Cerrito, bem como com a operação “Pérola Negra” de 4 de janeiro de 2025. Neste último, a intervenção do Ministério Público conseguiu a apreensão de 456,7 quilos de cloridrato de cocaína e prender seis pessoas.
Fotos: Reprodução – Fonte: APN