Mesmo passando rapidamente, o tamanho das pedras e os estragos foram grandes.
Uma forte chuva de granizo, atingiu a cidade gaúcha de Sobradinho, no Rio Grande do Sul, cerca de 230 Km de Porto Alegre, na madrugada desta quarta-feira (12) provocando muitos estragos e assustando a população local.
Eram por volta das 4h30 da madrugada, quando a tormenta teve início e, segundo moradores, mesmo com o tempo de duração sendo relativamente curto, os estragos foram bastante grandes, devido a quantidade e o tamanho das pedras.
Um QG foi montado no prédio da Prefeitura Municipal para distribuição de lonas e atendimentos aos atingidos. As primeiras informações dão conta que houveram estragos desde o centro da cidade, passando por todos os bairros e também, em algumas localidades na zona rural.
As aulas nas escolas municipais e creches foram suspensas. Segundo a Secretaria de Educação, um levantamento está sendo feito junto as instituições para verificar se estas foram danificadas – existe a informação de que vários professores tiveram suas casas atingidas, impossibilitando a abertura das escolas.
Nas três escolas estaduais da cidade, a maior dela cancelou as aulas, as outras duas estão abertas e recebem os alunos.
O prefeito Armando Mayerhofer destacou que, desde o primeiro momento, equipes da prefeitura estão trabalhando no atendimento aos atingidos, ele também disse que todos os secretários estão fazendo um levantamento em seus setores para que possam dimensionar o tamanho dos estragos.
Administração municipal e Defesa Civil trabalham juntos na entrega de lonas e demais atendimentos aos desabrigados. Mais de 2 mil residências atingidas, e mais de 20 mil m² de lonas distribuídas. O Município deverá decretar Situação de Emergência.
Informações e imagens: Reprodução – PM de Sobradinho/RS