Entre os temas abordados estiveram violência doméstica, importunação sexual, feminicídio, segurança no trânsito e defesa pessoal.
As forças de segurança do Paraná participaram da terceira edição do evento Mulheres em Ação, promovido pelo Conselho Comunitário de Segurança da Mulher (Conseg Mulher), na tarde de quinta-feira (6). O objetivo foi divulgar informações sobre os serviços públicos voltados à população feminina, com foco na segurança e na proteção de mulheres e meninas. O evento aconteceu na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba.
Assista ao vídeo
Siga o nosso Instagram
Durante a ação, equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros estiveram à disposição do público para orientar sobre medidas protetivas, registro de ocorrências e formas de prevenção à violência de gênero. Entre os temas abordados estiveram violência doméstica, importunação sexual, feminicídio, segurança no trânsito e defesa pessoal.
Nesta edição, também foram realizadas exposições de materiais táticos pelas forças de segurança e a distribuição de livros e poesias pela Fundação Cultural de Curitiba.
Representantes da Delegacia da Mulher, do Núcleo de Combate a Cibercrimes (Nuciber), do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) e demais divisões da Polícia Civil do Paraná estiveram presentes para esclarecimento de dúvidas nos diversos âmbitos criminais. A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Curitiba também participaram com diversas unidades, em especial com a Patrulha Maria da Penha.
A participação da SESP reforçou o compromisso das forças de segurança com a promoção de um ambiente seguro para todas. Além dos atendimentos, a presença de agentes especializados possibilitou um diálogo aberto com a população, esclarecendo dúvidas e incentivando a denúncia de casos de violência.
O evento também contou com a presença de representantes da Casa da Mulher Brasileira, Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça, Promotoria de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher do Ministério Público Estadual, Centro de Políticas sobre Drogas e Centro Estadual dos CONSEGs da Secretaria Estadual da Segurança Pública, Grupo Centro Seguro, Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial de Curitiba, Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.
Fotos/Fonte: SESP-PR