Rubro negro carioca se consolida de vez como papão de títulos nacional e Sulamericano. Além de sagrar-se campeão, Gabigol ainda conquistou a marca de jogador brasileiro com mais gols marcados(24). na história da Libertadores, ao lado do ex jogador Luizão. Mas não fora apenas estas marcas que foram batidas nesta tarde em Guayaquil. Pedro foi artilheiro do campeonato e eleito o melhor jogador da competição com 12 marcados.
O jogo começou bastante disputado, com o Athletico fazendo uma forte marcação desde a saída de bola do Fla em seu campo defensivo. Pedro Henrique, zagueiro do time paranaense fez falta forte e desnecessária em Gabigol, foi amarelado e seguei distribuindo entradas duras. No final do primeiro tempo, mais uma vez deu dura, um carinho arriscado no lateral Airton Lucas, pegando apenas o jogador. O árbitro sem pensar expulsou o defensor e dai para frente o Flamengo tomou conta da partida. tanto que minutos depois, após linda jogada, Everton Ribeiro tabelou com Rodnei e cruzou de primeira para Gabi marcar Flamengo 1 x 0.
No segundo tempo o Furacão até chegou em duas oportunidade, mas esbarrou no Goleiro Santos que pouco foi exigido durantes os 90 minutos. Já o Flamengo, além de ter mais de 80% de posse de bola, diversas vezes chegou com chances de marcar o segundo gol, mas ficou no quase devido aos vários erros do último passe e assim, o Flamengo seguiu administrando o jogo até o apito final.
Final de jogo e o Flamengo, mais uma vez levanta a taça mais importante do continente. O Flamengo é tri, 1981, 2019 e 2022. Pode comemorar nação rubro negra, campeão invicto com autoridade.