A tão sonhada taça ” La Glória Eterna “, virá para o Brasil e terá rubro negros como donos. Flamengo e Athletico Paranaense decidirão hoje em Guayquil, no Equador, a final do Copa Libertadores 2022. O campeonato mais importante, disputado na América do Sul. A Lbertadores tem dido hegemonia brasileira nas finais dos últimos anos, e de 2019 para cá, somente uma vez houve confronto em que teve presente um clube de fora do Brasil.
Em 2019, Flamengo e River Plate da Argentina fizeram a final daquele ano, o Mengão sagrou-se campeão. Em 2020 Palmeiras e Santos disputaram a final, e o Verdão levantou a taça. Em 2021, Palmeiras e Flamengo foram os finalistas, o time de verde ficou mais uma vez com o troféu. Agora, em 2022, Flamengo e Athletico Paranaense irão decidir, quem será o campeão.
Nos últimos quatro anos, esta é a terceira final em que o Flamengo irá disputar. O time carioca busca seu terceiro título da Libertadores, já havia sido campeão em 1981, com a espetacular geração que contava com Zico, Leandro, Júnior e cia, a qual viria a ser campeão mundial no mesmo ano. Em 2019, o Fla também levantou o troféu, foi com esta nova geração, que tem Arrascaeta, Pedro, Gabigol, Bruno Henrique, Everton Ribeiro e outras feras, além dos recém-chegados, Santos, Vidal, Davi Luiz, Cebolinha etc, e que reforçaram ainda mais um grupo que vem empilhando taças atrás de taças.
Do lado do time paranaense, um clube que ao longo dos anos tem se estruturado bastante e sempre faz boas campanhas, tanto que ao lado do próprio Flamengo e Palmeiras, tido como os dois papões de títulos e muito bem estruturados financeiramente, o Furacão, como é chamado por sua torcida, tem ido um dos clubes que mais chegam em disputas de finais nos últimos anos. Em relação a Libertadores, esta é a segunda final da história do time da baixada, antes, em 2005 ele havia perdido para o São Paulo e agora encara o Flamengo, em busca da tão sonhada taça.
As esperanças do time de Curitiba estão no goleiro Bento, nos experientes Fernandinho, Thiago Heleno e Pablo, além do bom meia Terans, e do técnico Felipão. Adepto de um sistema de jogo retranqueiro, no qual se joga apenas por uma bola. O treinador tem consciência do poderio técnico do time do Flamengo, e possivelmente irá apostar em bolas longas nas costas dos laterias do Fla, tendo em vista que na grande maioria dos jogos, estes buscam o apoiar o ataque do Mengão, e esta será uma opção de contra-golpe do furacão.
A CONMEBOL ( Confederação Sulamericana de Futebol ), irá pagar cer de R$ 85 milhões ao campeão, o que convenhamos, além do troféu e a vaga na disputa do Mundial de Clubes, esse título vale muito e será bastante disputado dentro e fora de campo.