Por enquanto, o que se vê é o trabalho sendo feito de forma técnica e em ritmo de compasso; a promessa é de sprinter total nos últimos dias de campanha, principalmente após o debate marcado para o próximo dia 26.
Assis Chateaubriand se prepara para as eleições municipais 2024, um momento considerado por muitos como um divisor de águas em relação ao futuro próximo do pujante município e de sua crescente população. A Cidade Morada Amiga, que em um passado não tão distante vivia tempos difíceis e sem perspectivas, hoje passa por constante evolução tanto no campo econômico, como também no crescimento demográfico e urbano, fatores esses que são nítidos aos olhos de quem sobrevoam ou trafegam pela cidade de Assis Chateaubriand.
Siga o nosso Instagram
Com investimento milionário em obras de infraestruturas, Assis Chateaubriand tornou-se um verdadeiro canteiro de obras, onde, a revitalização e a construção de novos bens públicos que abrigam creches, escolas, postos de saúde, quadras de esportes, tanto na sede quanto nos distritos, a criação e construção de novos bairros, além da pavimentação de ruas e avenidas em vários bairros da cidade em todos os distritos chateaubriandenses são apenas algumas das conquistas da Cidade Morada Amiga e de sua população.
O município conta hoje com milhares de vagas de trabalho, sendo que, grande parte desta mão de obra faz-se necessária vir de fora, já que, Assis Chateaubriand conta hoje com enorme poder de atrair novas empresas que não param de se instalarem em solo chateaubriandense e, desta forma, além de gerar receitas ao município, fomentar o comércio local por meio do salário pago aqueles moradores de Assis Chateaubriand que acabam conquistando uma melhor qualidade de vida por conta do seu laboro. Desta forma, o município que já criou diversos programas sociais, atendendo milhares de pessoas, pode atender e auxiliar várias outras famílias vulneráveis que atualmente necessitam de ajuda.
Uma região que é uma referência no agronegócio, um município que sempre figura entre os maiores produtores de grãos do Paraná e que, orgulhosamente, ainda conta com gigantes da agroindústria, além de várias outras empresas que são referências nacionais, instaladas em seu solo.
Com pouco mais de dois anos completados, o 31º Batalhão de Polícia Militar coloca Assis Chateaubriand em uma seleta lista de cidades onde a glorioso PMPR marca presença de ostensiva e imponente, uma importante conquista para a Cidade Morada Amiga que abriga a sede de um dos batalhões espalhados pelo Paraná. Não apenas o número de viaturas, como também do efetivo policial foi substancialmente aumentado, assim como, as centenas de câmeras de segurança que foram implantadas é diversos pontos da cidade, tudo isso, em prol da segurança pública no município.
Basta cair a noite, para podermos presenciar em ruas e avenidas o quão importante é o trabalho de substituição das antigas lâmpadas alógenas, pelas famosas luz de Led, que além de deixar a cidade mais bonita, traz ainda uma maior sensação de segurança já que a cidade hoje não tem mais a aparência do que muitos diziam ser o “Velho Oeste”.
PUBLICIDADE
Comprovadamente, o município de Assis Chateaubriand é hoje um dos destaques não apenas ao nível do Estado,mas sim, em relação ao Brasil. Prova disso é que, pessoas vindas de vários estados continuam aqui chegando, se estabelecendo, arrumado trabalho e constituindo família.
Dados do último Censo demonstram que a população chateaubriandense é hoje composta por cerca de 38 mil habitantes. Porém, é preciso levar em consideração que, milhares de pessoas estão há anos chegando para morar em Asis Chateaubriand. Muito possivelmente, a grande maioria destas passou pelo Senso em suas cidade de origem e, portanto, não constam como moradoras da cidade Morada Amiga. Isso posto, é fácil deduzir que, se ainda não chegou oficialmente, extraoficialmente podemos imaginar que Assis Chateaubriand conta hoje com cerca de 40 mil habitantes ou mais. Ou seja, ao contrário do êxodo ocorrido nos anos 60 e 70; Assis Chateaubriand é, sim, considerada hoje, um oásis de oportunidade e, por isso, a cidade cresce a cada dia.
Os fatos falam por si só; no entanto, é preciso ir mais longe, ir além do que Assis Chateaubriand já conquistou, em especial, de 2013 para cá. É preciso refletir também sobre o que o município poderá ou não conquistar nos próximos anos. Não existe “milagre” na política, mas sim, o chamado peso político, a capacidade de gestão, parcerias e a busca incessante e incansável pela manutenção dos mecanismos daquilo que faz uma cidade, um município, um estado, ou mesmo um país crescer e tornar-se uma potência.
É nas urnas que os eleitores não só de Assis Chateaubriand, como também de todo o Brasil, irá decidir quais serão os gestores de suas respectivas cidades a partir de 2025. Porém, se estes tomarem em suas mãos caneta e papel, enumerar aquilo que cada candidato tem a oferecer, o que alguns destes fizeram, ou mesmo o que poderão fazer por cada um dos municípios espalhado Brasil afora. A possibilidade de “errar” na hora da escolha diminui drasticamente.
É preciso pensar com clareza e inteligência, afinal, uma má escolha poderá significar não apenas quatro, mas vários anos de estagnação, atraso, quatro anos de regressão e a volta do tempo em que se amarrava a “árvore em cavalo” e não o cavalo em árvore. Político nenhum irá agradar 100%, principalmente porque, em nenhum lugar do mundo, existe unanimidade de pensamentos. Porém, poucos são capazes de trabalhar por toda uma população e, isso deve ser observado e valorizado.
Se para pilotar uma aeronave de grande porte é preciso ter milhares de horas de experiência em voos, fica fácil de afirmar que na política, isso não é diferente e também deve ser levado em consideração.
“Os bons ventos movem a embarcação, mas o capitão é quem norteia os rumos da caravela”
Imagens: Mauro Pretoriano/GC