Ilhas e praias de água doce dos rios Paraná e Paranapanema recebem incremento no efetivo de policiais e guarda-vidas, além da utilização de barcos aeronave da Casa Militar.
A Costa Noroeste do Estado, formado pelas ilhas e balneários dos rios Paraná e Paranapanema, também recebem reforço na segurança e nas atividades de lazer durante o Verão Maior Paraná. Devido ao aumento de turistas que visitam Porto Rico, Porto São José, em São Pedro do Paraná, e Porto Maringá, em Marilena, a região recebeu incremento no efetivo de policiais e guarda-vidas, além da utilização de barcos e aeronave da Casa Militar que contribuem com o policiamento e salvamentos.
Desde o dia 17 de dezembro, o reforço na segurança trouxe diversos resultados positivos. Até o momento, as equipe lavraram 103 notificações de trânsito, abordaram e orientara 372 pessoas, vistoriaram 86 veículos que foram abordados e distribuíram 149 pulseiras de identificação para crianças.
“Além de fiscalizar o trânsito dentro da cidade, nossa operação se concentra bastante nas ilhas, onde ficam localizadas as prainhas que são acessadas de barco pelos veranistas”, explica o major Alexandro Marcolino Gomes, comandante da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar, localizada em Loanda. “Graças a esse policiamento ostensivo, a situação está controlada e não tivemos ocorrências graves”.
Já o Corpo de Bombeiros conta com 10 postos guarda-vidas na Costa Noroeste: quatro em Porto Rico, três em Porto São José e três em Porto Maringá. O efetivo é composto por 19 guarda-vidas civis, 20 alunos do curso de formação de soldados e 14 militares formados atuando na gerência e coordenação das áreas, totalizando 53 pessoas.
Fonte/Imagens: Governo do Paraná