Sistema composto por quadro de controle para mudanças de cores será utilizado em ocasiões especiais, datas comemorativas e eventos.
O Departamento de Estradas de Rodagens do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) realizou nesta semana um teste de iluminação cênica da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que liga Foz do Iguaçu, no Paraná, ao município de Presidente Franco, no Paraguai.
Aproximadamente 19 mil pixels em RGB, foram instalados nos estais da ponte através de projetores e, nos pilares e mastros, barras com projetores lineares.Tudo controlado através de quadro para programação de mudança de cores, as quais serão usadas em ocasiões festivas, datas comemorativas e eventos.
O teste de iluminação marca o término da obra da Ponte da Integração. Nas últimas semanas foram concluídas serviços complementares, como implantação do sistema de drenagem, os guarda-corpos e instalação de duas plataformas de inspeção e manutenção, que servirão de apoio para avaliação das condições do ponte pelas próximas décadas.
O projeto, iniciado em 2019, é fruto de uma parceria entre o Governo do Paraná, por meio da SEIL, governo federal (na época, jair Messias Bolsonaro) e a Itaipu, sendo a binacional responsável pelo aporte de recursos, em um montante de R$ 238.203.821,75. O DER/PR administrou a execução da obra em ambas as margens.
A construção é do tio estaiada e conta com duas torres de sustentação, com aproximadamente 127 metros de altura. A ponte tem 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. São duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento e calçadas nas duas laterais. Além da iluminação cência, ela conta com iluminação rodoviária regular, com postes metálicos com luminárias em LED ao longo de sua extensão.
Fotos: DER/PR