O novo modelo foi criado a partir de uma solicitação da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e colecionadores ao Detran-PR, que fez a intermediação juntos ao governo federal. Evento teve homenagens e entretenimento durante todo o sábado (14).
Mais de 10 veículos participaram da exposição que comemorou um ano do novo modelo da placa preta padrão Mercosul no Paraná. Com o apoio, direcionamento e orientação do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), o modelo foi criando a partir de uma solicitação feita pel Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e colecionadores à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A iniciativa reconhece que os carros são originais e ajuda a manter viva a história de cada um.
O evento de comemoração foi realizado pelo Detran-PR no sábado (14), em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, e teve homenagens e entretenimento durante todo o dia, com a presença de autoridades de trânsito, colecionadores e admiradores de veículos antigos.
“Um encontro emocionante entre amantes de veículos antigos e de coleção. Poder comemorar esse feito com um evento leve, descontraído, reunindo famílias e amigos, foi gratificante para o Detran-PR, comentou o diretor-presidente da autarquia, Adriano Furtado.
Ele destacou o apoio do Governo do Estado para a busca dessa conquistas. “Estamos nos programando para manter um calendário anual, que será uma forma de unir os colecionadores e apresentar à população a história de cada um desses veículos de uma forma lúdica e familiar”, explicou.
“Ficamos felizes em poder representar a PRF com nossos veículos, que são bem simbólicos porque marcam o progresso da corporação”, disse o superintendente executivo da PRF-PR, Antonio Paim Júnior.
Representando da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) o presidente Augusto Mósca, recordou do feito. “Ficamos felizes, em poder estar presente no debate para a criação da Portaria de n°957, a qual deu origem ao Cirtificado de carro de Colecionadores, a famosa placa preta. É como a sociedade civil organizada pode colaborar com novas políticas públicas”, relatou.
Durante o evento foram homenageados os 100 primeiros adesistas do novo modelo da placa no Paraná. Eles receberam um kit e nominal a alusão ao dia.
Para representá-los, foram entregues aos dois primeiros colecionadores uma lembrança de participação. “Um dia para guardar na memória”, comentou Wagner Rodrigo Tomaschitz, o primeiro a aderir. “Achei uma excelente iniciativa do Detran, é muito gratificante poder participar”, completou Adilson Lunardi, o segundo.
O diretor do Detran-PR recebeu da FBVA uma placa em formato de um radiador de veículos antigo. Recebeu ainda uma flâmula do Pullman Clube do Brasil, pelas mão do presidente, Eduardo Machado.
Participaram do evento o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, tenente-coronel Sérgio Vieira Benício; o delegado de Delitos de Trânsito, Edgar Dias Santana; o comandante de Policiamento Especializado da Polícia Militar, Coronel Mário Henrique do Carmo; a ex-diretora geral da Polícia Rodoviária do Paraná, Maria Alice Nascimento Souza; o delegado de Polícia Federal Roberto Milaneze; o vice-presidente da Federação de Comércio do Paraná (Fecomércio), Paulo César Nauiak; o diretor da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) no Paraná, Cláudio Maiolino; representando o Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Mayer; e , pelo Detran-PR, o chefe de gabinete, Ismael de Oliveira, a diretora administrativa financeira, Carla Cistina Filus, o diretor de operações, Carlos Roberto Tamura, e o diretor de gestão de pessoas e desenvolvimento profissional, Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima; e a presidente do Clube Ellas de colecionadores de veículos antigos, Glenis Blesser.
Fonte AEN -Fotos: Gilson Abreu/AEN