Contrabando, descaminho, organização criminosa, lavagem de dinheiro e coação são os crimes envolvidos
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (28). a Operação Impacto com objetivo de desarticular Organização Criminosa que vinha atuando no contrabando de cigarros e descaminho de mercadorias.
11 mandados contra os envolvidos foram cumpridos, em Umuarama.
Os cigarros e as mercadorias eram transportados a partir da região de Guaíra e tinha como destino a capital de São Paulo.
A investigação durou aproximadamente dois anos e contou com quebras de sigilos bancários e fiscais, que identificaram movimentações de aproximadamente R$ 20 milhões, e a colaboração de um dos integrantes da organização, ameaçado de morte.
Pelo menos 4 flagrantes de contrabando de cigarros e descaminho de mercadorias estão vinculados à situação da Organização Criminosa, a qual utilizava-se de “batedores” para o transporte dos produtos contrabandeados e de “laranjas” conscientes para a ocultação de bens e valores provenientes da prática delitiva.
As atividades delituosas promoveram forte enriquecimento, principalmente dos líderes da Organização, e permitiu a compras de imóveis, carros, dentre outros bens de alto valor.
Com o objetivo de descapitalizar a Organização Criminosa, foram determinados os sequestros dos bens móveis e imóveis, além do bloqueio das contas bancárias de 14 investigados.
Foram mobilizados cerca de 52 Policiais Federais para o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela 23ª Vara Federal de Curitiba, sendo 1 na cidade de Guaíra, 11 em Umuarama e 1 em São Paulo (SP).
Os envolvidos deverão responder pela prática dos crimes de contrabando, descaminho, coação no curso do processo, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Esses crimes possuem penas máximas que. somadas, podem chegar a 36 anos e 4 meses de prisão.
Foto: Divulgação/PF