Busca por qualidade de vida por meio de exercício físicos, foi o pontapé inicial para tornar-se um campeão
O gaúcho Vinícius, soldado que pertence ao 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM) com sede em Assis Chateaubriand e que integra o Destacamento de Iracema do Oeste, entrou para as fileiras da PMPR em 2013.
Na busca por melhor qualidade de vida, o que também passava por emagrecimento, em 2018 o soldado optou por dar início a atividades físicas – mal sabia ele o que o destino lhe reservava ao começar a praticar algumas corridas.
Já no ano seguinte, em 2019, ele começou a participar de competições, e de vez, foi tomado pela paixão pelo esporte. Tanto que, buscando melhorar seu desempenho, procurou por ajuda profissional, logo, os resultados começaram a aparecer. No mesmo ano, Vinícius participou da tradicional corrida do 6º Batalhão de Cascavel, que reúne centenas de participantes de diversos lugares do Paraná e também, de outros estados. Ao final da prova, ‘Vini’ havia conquistado a 4ª colocação. Na mesma mesma prova, com o percurso de 10 km, na categoria Militar, o PM foi o grande destaque, conquistando a primeira colocação e, sagrando-se o campeão.
Determinado, o atleta da PMPR já concluiu três provas de meia-maratona, com percurso de 21 km e, agora, ele se prepara para, no início de 2024, competir em uma prova complexa, um desafio ainda maior; Soldado Vinícius foca na preparação para disputar sua 1ª maratona, a corrida mais longa do atletismo, com o percurso de 42 km.
As sessões de treinos estão mantidos como de costume, sendo que, nos dias de folgas e acompanhado orientado por profissionais (dois treinadores) um voltado especificamente para a corrido e, outro para o fortalecimento do atleta.
“O objetivo é sempre melhorar a qualidade de vida, aliando uma boa rotina de descanso, alimentação e treino. Sei das dificuldades desse novo desafio, mas espero superá-los da melhor maneira possível, com muita determinação e perseverança”, enfatiza o Soldado Vinícius.
Fotos/Fonte: Comunicação Social do 31º Batalhão de Polícia Militar