Desde meados de abril, inundações súbitas e outras enchentes deixaram cerca de 100 mortos em dez províncias do país.
Ao menos 311 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas após inundações que atingem o norte do Afeganistão. O anúncio foi feito por autoridades locais e publicado pelo O Globo, no sábado, 11.
Vídeo: Reprodução
Conforme a publicação, dezenas de pessoas estão desaparecidas depois que fortes chuvas atingiram distritos na província de Baghlan, e avisos dão conta que os números pode ser ainda maiores. Vídeos que circula nas redes mostram a ‘onda’ chegando com um volume impressionante, destruindo vilarejos e terras agrícolas em várias províncias da região. Após a passagem da água, ficam apara trás o barro e os escombros daquilo que foi carregado pela força das águas.
“Apenas em Baghlan Jadid, pelo menos 1,5 mil casas foram danificadas ou destruídas, e “mais de 100 pessoas morreram (…) centenas de nossos cidadãos sucumbiram a essas calamitosas inundações”, publicou o porta-voz do governo, Zibihullah Majahui.
Na sexta-feira, 10, as chuvas também causaram graves danos nas províncias de Badakhshan, Ghor e Herat, segundo as autoridades.
Ainda, segundo as informações, desde abril, sem que nenhuma região fosse poupada, terras agrícolas foram inundadas em um país onde 80% dos mais de 40 milhões de habitantes dependem da agricultura para sobreviver.
Foto: Reprodução – Vídeo: WFP in Afghanistan