Agentes da Polícia Federal foram os responsáveis pela detenção do parlamentar.
O deputado estadual pelo Espírito Santo Capitão Assumção (PL) foi preso na noite desta quarta-feira, 28. O motivo da prisão ainda não foi divulgado, no entanto, o parlamentar já respondia a inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), por suposta participação nos chamados”atos antidemocráticos” e milícias digitais”.
Após prestar depoimento na sede da Polícia Federal em Vila Velha, Assumção passou por exame de corpo de delito, na sequência foi transferido para o Quartel da Polícia Militar (PM), em Maruípe, Vitória, Capital capixaba. O Capitão deve passar pela corregedoria antes de ser transferido para uma cela do presídio militar.
Um dos parlamentares mais votados do Espírito Santo. Assumção recebeu 90 mil votos na eleição de 2022, onde se consagrou como o segundo mais votado para o cargo de deputado estadual. Ele é filiado ao Partido Liberal (PL) e está em seu segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Alguns anos antes, cumpriu mandato como deputado federal.
Em dezembro de 2022, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, foi obrigado a fazer uso de tornozeleira eletrônica. A decisão pelo uso do monitoramento se deu no âmbito de inquéritos que investigam supostos “atos antidemocráticos” e milícias digitais.”
Magno Malta (PL-ES) se manifestou por meio de redes sociais, declarou apoio da legenda ao colega parlamentar do Espírito Santo e criticou a prisão de Assumção.
“Capitão Assumção, deputado do Espírito Santo, preso injustamente”, reclamou o senador, em postagem em seu perfil no Instagram. “Revolta e indignação com a situação do nosso país.”
Foto: Reprodução – Fonte A Gazeta