Ao lado de outros gestores públicos e empresários paranaenses, Ratinho Junior se reuniu com vice-ministro japonês para tratar da possível venda da produção de carne suína e bovina do Estado ao país asiático.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feia (7) de uma reunião com o vice-ministro da agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Atsushi Nonaka. Ao lado de Ratinho estavam outros gestores estaduais e representantes de empresas paranaenses. Na reunião foi tratado a possibilidade de abertura do mercado consumidor japonês à produção de proteínas suínas e bovinas do Paraná.
Fotos: Reunião em Tokyo nesta terça-feira (7)
Visando avançar no assunto, Ratinho Junior convidou formalmente aos representantes do Governo do Japão para que visitem o Paraná e conheçam as fábricas e frigoríficos instalados no Estado. Com isso, objetiva-se agilizar o processo de habilitação dos frigoríficos paranaenses junto aos país asiático, o qual já é um dos maiores mercados importadores da produção estadual de frango.
“O Japão representa um potencial econômico enorme para a exportação da agroindústria paranaense. Queremos expandir o mercado consumidor da proteína animal no Estado, o que incentivará o crescimento do PIB”, afirmou o governador. “Apesar das tratativas diplomáticas entre o governo federal e o país asiático, nós buscamos demonstrar aos representantes japoneses a qualidade e os diferenciais das empresas e da produção do Paraná”.
COMITIVA – Também compõem a comitiva paranaense o secretário de Estado e Planejamento, Guto Silva,; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes. O deputado estadual, Marcel Micheletto, o deputado federal e Luiz Nishimori. Também acompanharam o encontro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro; representante da embaixada do Brasil no Japão e das empresas Frimesa e JBS.
Fotos: AEN