Diante da necessidade de reorganizar o cerimonial para evitar um ambiente constrangedor, Lula decidiu não discursar.
O atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ficou visivelmente irritado ao perceber a baixa participação de representantes da indústria em um evento no Palácio do Planalto. A data marcava um ano de investimentos na indústria de Defesa.
O evento, que teve a participação de ministros e chefes das Forças Armadas, esperava também a presença significativa de membros da iniciativa privada, o que não ocorreu, segundo o UOL. Ao todo, foram contabilizadas mais de dez cadeiras vazias na mesa principal, o que obrigou a equipe de cerimonial a reposicionar os presentes para minimizar a impressão de esvaziamento.
PUBLICIDADE
A não presença de empresários incomodou Lula, que, segundo auxiliares, esperava uma demonstração mais expressiva do setor. O petista, que geralmente encerra eventos com uma fala, chamou uma auxiliar e avisou que não discursaria. Na sequência, a cerimônia foi encerrada. A Secom (Secretaria de Comunicação) afirmou que a falta de Lula não estava prevista no roteiro oficial. (contrariando o que quase sempre acontece).
Logo após, Lula comunicou aos assessores que não participaria das demais agendas do dia, entre elas, uma reunião com ministros no Planalto e um evento com jovens cientistas. Oficialmente, a Secom atribuiu o cancelamento à necessidade de organização das viagens presidenciais ao Amapá e ao Pará nos dias seguintes.
Foto: Reprodução – Fonte: Hora Brasília