Em breve o petista passará por cirurgia.
Prestes a realizar uma cirurgia no quadril, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), muda os hábitos de sua rotina fora do país. Em suas últimas viagens ao exterior, ele reduziu os deslocamentos, esquivando-se de compromissos externos tidos como indispensáveis e passou a receber visitantes em seu hotel.
Lula tem reclamado de dores nas pernas e até os passos dele passaram a ser contados por sua uma equipe de preparação de viagem, compostas por diplomatas locais, equipe avançada e pelo cerimonial do Palácio do Planalto.
Lula vai passar por uma artoplastia. Ele sofre com artrose na cabeça do fêmur, o que tem gerado dores – o desgaste da cartilagem faz com que haja atrito direto entre ossos e inflamação no local.
A cirurgia será para a colocação de uma prótese de silicone. Ele já passou por ao menos duas infiltrações no quadril, procedimento operatório evasivo afim da reduzir as dores.
Lula adiou a passagem pelo México e assim não cumpriu a visita prometida ao aliado Andrés Manuel López Obrador, presidente do país. Após passar por cirurgia, passará por tratamento fisioterápico e deverá evitar viagens ao exterior por dois meses.
Na índia, Lula precisou caminhar por cerca de 120 passos sobre um tapete vermelho. No Hotel Taj Palace, diplomatas escolheram um quarto que o presidente pudesse acessar sem ter que subir as escadas do hall de entrada.
Em Angola, cerimônias foram adaptadas para minimizar o desgaste. Em Luanda, Lula passou por três cerimônias, as quais assistiu sentado ao lado do presidente angolano.
Questionamentos de jornalistas brasileiros foram cortados a pedido do governo brasileiro, segundo os angolanos , para reduzir o tempo que Lula permaneceria de pé.
Foto: Reprodução – Fonte: Pleno News